ESTILO

Jaime Lerner: Ode ao pôr-do-sol do Guaíba

O Lago Guaíba e suas vivências ganharam cara nova pelas mãos do arquiteto e urbanista curitibano Jaime Lerner

O inspirador pôr do sol dos porto-alegrenses no Guaíba nunca mais foi o mesmo depois da inauguração do Parque Urbano da Orla Moacyr Scliar, em 2018. Principal cartão-postal de Porto Alegre (RS), Lago Guaíba e suas vivências ganharam cara nova pelas mãos do arquiteto e urbanista curitibano Jaime Lerner e agora compõem parte de seu extenso legado. 

Com 1,3 quilômetro de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, o trecho integra o projeto desenvolvido pelo escritório de Lerner, que buscou revigorar o cenário natural que há tempos já encantava quem passava por lá, mas que havia passado por depredações nos anos anteriores. 

Duas longas passarelas passaram a dividir espaço com decks de madeira e arquibancadas, aproximando as pessoas do lago e favorecendo momentos de contemplação perto da natureza. A energia única do local ficou ainda mais completa com a ajuda de mirantes, quadras esportivas, ciclovias, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, bares e restaurantes panorâmicos.

Totalizando 56.700 m², o programa traz diversos elementos necessários para a valorização de seu entorno, por meio do crescimento do turismo, da valorização imobiliária e da recuperação do ambiente natural. Em relação a estética, o conjunto conta com o uso de elementos como concreto, vidro, madeira e aço, garantindo o toque único e fluído de Lerner.

 

Deixe um comentário