#TECH: tecnologia leva um segundo para evitar fraudes em ligações, aplicativos e WhatsApp
Proteger pessoas e empresas por meio da biometria de voz é o propósito da Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no Brasil, que já evitou mais de R$ 40 milhões em fraudes bancárias. Com seus algoritmos de inteligência artificial aplicados à voz, ainda é possível mapear desvios de comportamento em ligações telefônicas, aplicativos e WhatsApp.
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“Com o auxílio da biometria de voz nós ajudamos empresas e pessoas a se prevenir contra fraudes, nosso objetivo é manter o ecossistema antifraude cada vez mais seguro. Estamos concentrados em desenvolver a melhor biometria de voz do Brasil, para isso aprimoramos nossas soluções diariamente e queremos que o mercado conheça como funciona o cadastro e a autenticação de clientes pela voz”, explica o CEO da Minds Digital, Marcelo Peixoto.
A empresa necessita de 1 segundo, no máximo, para identificar uma tentativa de fraude. Para atingir essa eficácia, o processo de autenticação, que antes era realizado em 4 segundos, passou por uma otimização que une o conceito de arquitetura em microsserviços, processamento em fila e comunicação via gRPC — uma estrutura de código aberto e alto desempenho criada pelo Google para atender chamadas Remote Call Procedures (RPC). Com isso, o tempo médio de atendimento pode ser reduzido em até 30%.
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A startup oferece aos clientes três possibilidades: Minds for WhatsApp, com ele é possível reconhecer usuários que estão cadastrados por meio da voz no aplicativo de mensagens; Minds for App, tem a função de autenticar com biometria de voz qualquer operação do consumidor em aplicativos, do onboarding à validação de pagamento; e Minds for Call Center, permite que as empresas otimizem a jornada do usuário na central telefônica de atendimento, uma vez que os identificadores pessoais são substituídos pela autenticação por voz.
Peixoto conta que 2022 foi um ano muito importante para a Minds Digital. “Nós recebemos uma rodada Seed de R$2 milhões, com a participação da BR Angels e da Cedro Capital. Os recursos foram utilizados para estruturar a governança corporativa da empresa, como os setores financeiros, compliance e outros, bem como fortalecer a evolução dos produtos e a força comercial”, afirma.
“Além disso, nós também lançamos nossa nova marca reforçando nosso propósito de proteger pessoas e empresas de fraudes, e o portal de testes para apresentar na prática como nós utilizamos a inteligência artificial e o machine learning para autenticar clientes e usuários por meio da voz”.
Para 2023, a projeção da empresa é ter um crescimento de 45%, com foco na experiência do usuário e nas melhorias da plataforma. “Estamos concentrados em desenvolver a melhor biometria de voz do Brasil, para isso aprimoramos nossas soluções diariamente e queremos que o mercado conheça como funciona o cadastro e a autenticação de clientes pela voz, por isso vamos intensificar a divulgação do nosso portal de teste”, finaliza Peixoto.