Tecnologia aliada à Gastronomia
Sabemos que a essência do Grupo Madero é a qualidade, proporcionando a melhor experiência ao cliente com produtos produzidos artesanalmente em suas fábricas. Mas algo que também é imprescindível para manter o perfeito funcionamento dos restaurantes é a tecnologia. Para entender um pouco mais sobre a importância desse produto, na coluna deste mês, conversei com Murillo Proença, Diretor de Tecnologia Grupo Madero.
Como vocês têm visto o retorno dos clientes com o constante processo de transformação digital e com a recente consolidação dos aplicativos?
Entendemos que o cliente tem que poder acessar e consumir o Madero em diversos canais, dessa forma, a venda para o cliente se torna mais prática e ágil. A consolidação do aplicativo facilita a vida do cliente, assim como os totens de atendimento já fazem. Futuramente estaremos atendendo por WhatsApp, com a ideia de permitir que o cliente faça a compra pelo canal que preferir.
Como o tema segurança da informação é visto dentro do Grupo Madero?
Levamos muito a sério a Segurança da Informação dentro do Grupo Madero. Nos últimos anos criamos uma área específica para este fim, montamos um programa de Segurança, investimos em ferramentas, mudanças de processos, controles, adequação a leis e obrigações. Hoje temos uma estrutura robusta que nos dá tranquilidade e segurança para podermos crescer sem grandes riscos.
Quando pensamos no Grupo Madero, automaticamente nos vem à cabeça uma empresa arrojada, que está à frente no mercado e que tem a tecnologia como um diferencial dos seus negócios. Este pensamento se reflete no que é o Madero de fato?
O que realmente reflete o que é de fato o Madero é qualidade. Buscamos qualidade em tudo o que fazemos, somos uma plataforma onde produzimos praticamente tudo o que vendemos nos restaurantes, transportamos com nossos motoristas e caminhões próprios e somos donos de nossos restaurantes. Como verticalizados todo o processo, desde a criação do produto, até a entrega aos nossos clientes, conseguimos garantir a qualidade. E em todos estes processos temos tecnologia como uma aliada, tanto na melhoria e automatização de processos, quanto na facilidade para nossos clientes. Com isso temos a tecnologia trazendo Qualidade para nossos clientes.
Como você vê essa dupla Tecnologia e Gastronomia?
A Tecnologia está presente na Gastronomia, não podemos esquecer do nosso core, que é Gastronomia, o encantamento aos nossos clientes com produtos e serviços de qualidade, sempre com o suporte muito forte de tecnologia.
Já ouvimos pessoas do Madero falarem que a empresa pode ser vista como uma empresa de Tecnologia que vende cheeseburguer. Como vocês pensam a adoção de tecnologia na cadeia de valor do Grupo?
Entendemos que no mundo de hoje, não temos como ser competitivos sem tecnologia.
Além dos pontos básicos da adoção de tecnologia (controle, obrigações, etc) nossos dois principais focos são da tecnologia proporcionar maior eficiência nos processos, como a câmera robotizada que temos em nossa Cozinha Central, software para planejamento logístico, apps para controle de entregas, inventários, sistema de controle da cozinha, tablets para os garçons e também proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes, como totens de autoatendimento, app para delivery, app em fila de espera. Os dois pontos, otimização de processos e melhor experiência dos nossos clientes, vão elevar nosso nível de Qualidade.
Como o Diretor de TI do Grupo e com toda a responsabilidade e estratégia no seu dia a dia, como percebe a Tecnologia dentro destas conquistas dos últimos anos e como você vê sua área dentro do crescimento que se espera daqui para frente?
Hoje TI dentro do Grupo Madero é uma área estratégica, todas as decisões são tomadas em conjunto com Tecnologia, tivemos muito investimento em tecnologia nos últimos anos, que ajudou e suportou muito no crescimento de todo o grupo. E já pensando no futuro, criamos recentemente uma área exclusivamente para tratar de inovação, focada em implementar tecnologia que esteja em contato com nossos clientes, onde poderemos entender o comportamento e desejos de cada um deles, poderemos tratar cada cliente de forma individual, sugerindo produtos alinhados aos seus gostos, proporcionando uma maior satisfação de nossos clientes.
*Matéria originalmente publicada na edição #266 da revista TOPVIEW.