Rumo ao futuro
Quando a DB Diagnósticos surgiu, lá em 2011, o mercado era dominado por grandes laboratórios e marcas tradicionais. O tempo passou e, em pouco mais de 10 anos, a DB hoje desponta nacional e internacionalmente, juntamente com grandes players do mercado.
Grande parte de seu diferencial vem de ideias inovadoras e muita vontade de fazer diferente, investindo nas melhores tecnologias, nos melhores profissionais e em uma estrutura de atendimento orientada para o crescimento contínuo. Com 20 milhões de exames por mês de capacidade total, a empresa de diagnóstico contempla desde a neonatologia até as áreas de genética e medicina personalizada. Para entender melhor os processos e como a tecnologia permeia a empresa, conversei com Arthur Brugnari, gerente de TI corporativo da DB. Confira a entrevista!
Arthur, conte para nós um pouco da sua história.
São 11 anos de caminhada com a DB. Estou aqui desde o início, ainda antes da inauguração. Então, tive o privilégio de poder acompanhar todo o crescimento, evolução e mudança. Hoje, a empresa está em um crescimento que não para mais — e tive o prazer de participar de alguma forma disso.
A tecnologia faz toda a diferença para o negócio de vocês?
Com certeza. A área de tecnologia, somada à logística, é o que sustenta e faz o negócio acontecer. Tem muita automação na área de laboratório e produção e, agora, um olhar muito forte para novos produtos, novas linhas de negócio. A DB quer ser o apoio e a área técnica do cliente, dando suporte à demanda dele.
Você pode contar sobre a novidade do portal da DB para a gente?
Nós sempre estamos atentos às dores dos clientes. Vimos a necessidade de poder levar outras funcionalidades, automações, entregar mais informação para o cliente na ponta e, de fato, fazer a diferença, não só no dia a dia como, também, com a visão de ferramenta. A gente começou a idealizar o processo no ano passado. E, em novembro de 2021, lançamos os primeiros pilotos com um grupo de clientes controlados. O portal se chama EDB, que vem de “evolução”. Tivemos muito esforço, um time muito disciplinado e, em março, conseguimos lançar o portal EDB para todos os nossos 7 mil clientes. Em breve, lançaremos nosso aplicativo e teremos mais novidades.
Como você vê o desafio de levar a inovação para usuários e também para dentro do negócio nos próximos anos?
A nova visão tem a ver com o conhecimento da área de tecnologia. Olhamos para a inovação como olhamos para novos horizontes, novos produtos, novas linhas de negócio, a fim de encontrar soluções mais disruptivas para o mercado de saúde — sempre conectados ao negócio como parceiro do cliente e trazendo soluções que agreguem e que tornem a vida dele mais fácil.
Sob a ótica de segurança, o que você está vendo para o negócio da DB?
Esse foi um ponto que nunca deixamos de cuidar, pois o mercado de saúde é muito sensível. Os investimentos em segurança estão cada vez maiores para a gente garantir a exposição de maneira segura e também saber reagir a um possível incidente. Há um ano e meio, fizemos um movimento de migrar toda nossa infraestrutura para a cloud, visando escalar e também conseguindo usufruir de tecnologias e soluções.
*Matéria originalmente publicada na edição #262 da revista TOPVIEW.