iOS 16, MacBooks e mais: confira as novidades da Apple no WWDC 2022
De hoje até sexta-feira (10) ocorre a WWDC (Worldwide Developer Conference) 2022, evento da Apple voltado a desenvolvedores para apresentar as novidades da marca. E, enquanto o iPhone 14 não chega, a empresa vem apostando em modernizações no sistema operacional, novidades no watchOS 9, novos chips e atualizações de MacBooks.
Confira tudo que foi anunciado no primeiro dia:
iOS 16
O update para iOS 16 deve trazer uma série de novos recursos — com suporte a partir do iPhone 8 — e deve chegar aos celulares da marca até o final do ano. A grande novidade será a tela de bloqueio, que poderá ser amplamente personalizada. Será possível alterar elementos como fonte, cores e até mesmo o tipo de ícones. Além disso, usuários terão a opção de manter mais de uma lockscreen, e as fotos utilizadas poderão ter filtros de cores e de profundidade aplicados.
Confira outras novidades do iOS 16:
- Live Activities: informações em tempo real sobre jogos e outras cerimônias poderão ser enviadas para a tela de bloqueio;
- iMessage: as mensagens poderão ser apagadas ou editadas, com a possibilidade de guardar links e mídias para ver mais tarde;
- SharePlay: poderá ser acessado via iMessage e FaceTime;
- Live Text: a ferramenta também estará disponível para vídeos;
- Apple Wallet e Apple Pay: novos itens e meios de pagamento;
- iCloud+: permite que até cinco membros de uma mesma família compartilhem uma mesma assinatura.
WatchOS 9
Com o novo watchOS 9, o relógio inteligente da Apple recebeu novidades, com mais quatro novas “watchfaces” — as interfaces que ficam na tela principal do relógio, por onde o usuário interage com widgets. Além disso, o aplicativo de Podcasts foi refeito e haverá novos modos de personalização de exercícios e rastreamento de sono.
Novo chip e novidades em MacBooks
A companhia norte-americana apresentou a nova geração de chips de tecnologia ARM desenhados pela empresa, o M2 — sucessor do M1, de 2020.
Com o novo processador, foram anunciados dois novos Macs: o MacBook Air com M2 e o MacBook Pro. O primeiro vem com novo design, quatro novas cores (preto, branco, dourado e azul-marinho) e começa a ser vendido por US$ 1,2 mil nos Estados Unidos na semana que vem. Já o segundo, também ganha o M2 (sendo 39% mais rápido do que o antecessor com M1) e estará disponível por US$ 1,3 mil.
Além disso, na área de software, o próximo sistema que abastece os computadores da Apple vai se chamar macOS Ventura.