É futuro ou já é presente? IA emerge como ferramenta na construção civil
Por muitos anos, a inteligência artificial (IA) esteve presente nos filmes de ficção científica, retratada como uma tecnologia futurística e levantando o debate de quando tudo isso faria parte do dia a dia dos seres humanos. Hoje, ela está cada vez mais presente em diversas tarefas do cotidiano e impactando áreas que eram difíceis de imaginar. Uma delas é a construção civil. Sim! A revolução tecnológica não poupou o setor e a IA emergiu como uma ferramenta poderosa, moldando desde o processo de construção até a experiência do cliente na hora da compra.
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No cenário atual, o uso da IA está redefinindo os padrões de eficiência, segurança e inovação em todo o setor, otimizando os processos construtivos, proporcionando uma gestão inteligente de recursos e oferecendo aos clientes diversas experiências nos decorados.
Sendo empregada em diversas etapas do ciclo de vida de um projeto imobiliário, a tecnologia pode ser aplicada desde a concepção do design até a conclusão da obra, com algoritmos inteligentes que analisam dados e otimizam processos para garantir eficiência e qualidade. Por meio da análise preditiva, a IA pode até mesmo prever potenciais falhas e sugerir soluções antes dos problemas ocorrerem, reduzindo custos e prazos de entrega.
A Softplan, empresa de tecnologia especializada em softwares que simplificam a vida, criou seis softwares que conectam a operação com soluções dinâmicas e integrações inteligentes, são eles: Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos e GO Gestor Obras.
De acordo com o diretor de estratégia e marketing da Softplan, Guilherme Quandt, as plataformas oferecem a possibilidade de uma administração completa do ciclo de um empreendimento, atuando com hub tecnológico e centralizando a gestão em único lugar. “Nossos clientes procuram soluções que os apoiem a partir da orçamentação, chegando ao planejamento e gerenciamento de obras, gestão orçamentária de recursos e suprimentos, compra de materiais e até venda de imóveis.”
A IA promete otimizar o tempo e o custo de obra, acelerando processos que levariam mais tempo com o trabalho humano e evitando gastos desnecessários ou erros que poderiam passar despercebidos.
Porém, o seu uso está transformando muito além dos canteiros de obra. A experiência do cliente nos decorados também evoluiu e o uso da tecnologia passou a oferecer uma visão realista e imersiva do ambiente antes mesmo da construção ser finalizada. Com base nas preferências dos clientes, os algoritmos podem recomendar materiais, cores e designs que atendam às suas necessidades específicas, tornando o processo de escolha mais intuitivo e satisfatório. Com a realidade virtual e aumentada, os clientes podem explorar os espaços, experimentar diferentes layouts e personalizar os itens que serão entregues no empreendimento.
Um exemplo é o Tailor Made Service oferecido pela A.Yoshii Engenharia, construtora referência no segmento imobiliário de alto padrão há 57 anos. A ideia do serviço surgiu para oferecer ao cliente um atendimento personalizado, com uma experiência inovadora para tornar a decisão do cliente mais assertiva. Ao comprar um imóvel ainda na planta, o comprador pode modificar itens como louças, metais e revestimentos de piso, parede e bancadas. “O serviço é apresentado em forma 3D e interativa, fazendo com que o cliente ‘entre’ no imóvel e faça as composições de forma prática e clara, facilitando o entendimento dos elementos”, diz Michael Vicentim, superintendente de TI e Inovação do Grupo A.Yoshii.
Visando a tecnologia para melhorar ainda mais seus serviços, a A.Yoshii planeja investir cada vez mais em inteligência artificial. Segundo Michel, dentro da organização, o HUB de Inovação e Excelência desempenha um papel crucial nesse processo. Com a missão de identificar soluções inovadoras, o HUB busca transformá-las em projetos para todas as áreas de atuação da empresa, incluindo comercial, engenharia, produto e backoffice. A iniciativa reflete o compromisso da empresa em adotar tecnologias de ponta para se manter na vanguarda do setor e proporcionar resultados excepcionais aos seus clientes.
O futuro da tecnologia de ponta com a expertise humana é promissor e pode tornar o setor imobiliário preparado para oferecer projetos mais eficientes, sustentáveis e personalizados, elevando o padrão de excelência e satisfação do cliente.
*Matéria originalmente publicada na edição #288 da TOPVIEW.