Grupo Muffato apresenta primeiro supermercado 100% autônomo da América Latina
Já pensou em ir às compras levando apenas o celular e sair do mercado sem passar pelo caixa? O Grupo Muffato traz para o Brasil o primeiro supermercado 100% autônomo da América Latina! O consumidor pega o que quer, coloca na sacola e sai, simples assim: sem filas, sem caixas. Qualquer cliente pode baixar o aplicativo, cadastrar um cartão de crédito e participar dessa experiência de compras inédita!
Dentro do conceito just go ou friction-free, a Muffato Go oferece uma imersão tecnológica em que o consumidor interage diretamente com a loja e os produtos. Entrou, pegou, levou. Para isso, a Sensei, empresa portuguesa responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia, utiliza fusão de sensores, deep learning (aprendizado profundo de máquinas) e visão computacional.
Ao entrar no mercado, o cliente aciona um QR code no app Muffato e passa pela porta eletrônica. A partir deste momento, tudo o que ele pegar das prateleiras ficará registrado no aplicativo. Se devolver nas prateleiras, a combinação de sensores também identificará e removerá o item da lista.
A tecnologia da Sensei detecta quando os produtos são removidos ou recolocados nas prateleiras sensorizadas e faz o rastreamento. É como se o cliente estivesse em casa, pegando coisas do próprio armário ou geladeira. Ao terminar as compras, basta sair da loja. O aplicativo registra tudo o que está sendo levado e joga o valor final para a conta cadastrada.
De acordo com Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato, “O lançamento da Muffato Go, em Curitiba, é um grande passo para a indústria supermercadista brasileira. Retirando as filas e o checkout, estamos oferecendo aos clientes uma experiência de compras sem atrito, mais rápida e conveniente, liberando membros da nossa equipe para ajudar em outros aspectos da loja. Novamente, o Grupo Muffato coloca seus clientes na rota do que há de mais moderno e inovador no mundo”.
LEIA TAMBÉM: Hackatop de MKT: ADBV/PR anuncia programação de maratona de inovação
Além de toda tecnologia embarcada, a Muffato Go conta com uma estrutura arquitetônica que humaniza e traz bem-estar, criada pela Opus Design. O hall de entrada foi projetado para que o cliente possa comer, beber e baixar o aplicativo, confortavelmente, utilizando o wi-fi da loja. Todo mobiliário, teto e painéis foram projetados para que a experiência possa funcionar da forma adequada.
“O varejo está se tornando mais rápido e conveniente, e nossa tecnologia de loja sem atrito está trazendo um novo nível de experiência para os compradores nas lojas. Estamos entusiasmados em levar nossa tecnologia para a América Latina e apoiar o lançamento do primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil com o Super Muffato”, afirma Vasco Portugal, CEO da Sensei.
Passo a passo: Para participar desta experiência de compras é preciso baixar o app do Super Muffato e acessar o ícone Muffato Go no celular. Depois, é só cadastrar a o cartão de crédito em que a compra será debitada. Vá até a loja da MGo, na avenida República Argentina, n.o 1505, em Curitiba (PR), abra o aplicativo, passe o QR code no leitor da catraca e inicie sua conexão com um mercado do futuro!
Compras em grupo: Várias pessoas podem entrar juntas, utilizando apenas um celular. O sistema de visão computacional identifica a presença do grupo e registra os produtos retirados da prateleira por todos, direcionando a conta para o cartão cadastrado.
A bateria do celular acabou durante as compras! Não tem problema. Uma vez na loja, o sistema segue direcionando os produtos adquiridos para o cadastro. Quando o cliente acessar o aparelho novamente, a lista estará lá e será debitada do cartão cadastrado. O celular serve apenas para dar acesso à loja.
Respeito aos dados: Todo o sistema foi desenvolvido nas normas da LGPD, garantindo a proteção dos dados do cliente.
Conferindo o carrinho: O sistema pode demorar até 15 minutos para enviar o cupom fiscal ao consumidor, após a saída da loja.
Horário de funcionamento da loja: Das 08h às 23h.
Contato em caso de dúvidas: Se houver problemas durante o processo de compras, o consumidor deve acionar o concierge, na entrada da loja, ou ligar para a Central de Atendimento ao Cliente no 0800 727 9595.
CONFIRA: Muffato inaugura loja mais moderna do Brasil em Curitiba
Parcerias inovadoras para Muffato 100% autônomo
Construir uma loja única foi possível graças às parcerias com empresas que, assim como o Grupo Muffato e a Sensei, acreditam no poder da inovação e na importância de ousar fazer algo novo, gerando experiência e resultado.
A Elgin, por exemplo, é a responsável pela solução de etiquetas eletrônicas. Toda a atualização de preços é feita por comunicação via wi-fi e atualizada on-line com os sistemas da loja.
Já o mobiliário de madeira personalizado para o setor de FLV, foi desenvolvido pela Eco Art, em configurações específicas para receber os sensores. As gôndolas de metal sensorizadas foram desenvolvidas pela Fast Gôndolas e a Eletrofrio fez um trabalho semelhante com as prateleiras dos refrigeradores.
O consumidor pode sair da loja tranquilamente, sem passar pelo caixa, porque as portas produzidas pela Digicon, além de controlarem a entrada, registram a saída automaticamente, indicando que a experiência de compra está encerrada.
Todo esse sistema inteligente é integrado pela Marketeasy, desenvolvedora do app do Super Muffato que produziu o sistema que interliga as soluções da loja, a partir de uma arquitetura projetada pela equipe de analistas de software da Muffato Labs.
Segundo Fábio Donadon, head de tecnologia do Grupo Muffato, “aceitar um projeto como esse é prova de que temos inovação no DNA. Trazer isso para nossos clientes mostra mais uma vez nosso compromisso com a melhor experiência possível. Nos sentimos responsáveis em apresentar aos brasileiros novas formas de comprar e levar aos nossos consumidores o que há de mais moderno e funcional no mundo”.
Com a missão de trazer a inovação tecnológica da Sensei da Europa para o Brasil, a Beautiful Brain Retail, , Oasislab e Renovretail em parceria com Muffato Labs,
formam um consórcio de parceiros com a Sensei para a implementação da tecnologia de lojas autónomas no Brasil e o Grupo Muffato lidera o movimento.
A BBR e Oasis são parceiros comerciais da Sensei no desenvolvimento de novos negócios e a Renovretail é a empresa que desenvolveu as integrações. Segundo Álvaro Farana, Diretor Geral da Renovretail, as implementações com todos seus produtos já integrados nativamente tornam as compras muito mais rápidas e seguras. “Apoiaremos com todo nosso conhecimento e experiência de varejo no âmbito de processos e produtos inovadores. Isso é só o início do que estamos preparando para o mercado da América Latina”.