ESTILO INOVAçãO & TECNOLOGIA

Curitiba: a terra das fintechs

Rodrigo Pinheiro e Ricardo Sanfelice, executivos do Banco Bari, falam com exclusividade à TOPVIEW sobre o setor de fintechs e a transformação digital do setor

Para a edição deste mês, tive o prazer de entrevistar duas referências do nosso estado para o segmento de economia, bancos e fintechs: o Rodrigo Pinheiro (CEO) e o Ricardo Sanfelice (CMDO), do Banco Bari. Com muita bagagem, experiências práticas e insights maravilhosos, espero que vocês naveguem, juntamente comigo, neste novo conceito, que sem dúvidas, veio para ficar.

Vocês poderiam me contar um pouco da história do Banco Bari e como ele surgiu?

O Banco Bari é a evolução da Barigui Financeira, que foi criada em 1995 inicialmente com o objetivo de facilitar a concessão de financiamento veicular aos clientes das concessionárias do grupo. De lá para cá, nos tornamos referência no ciclo completo de crédito, inclusive trabalhando para a difusão de crédito com garantia de imóvel – o home equity, no Brasil.

Na opinião de vocês, quais são os impactos gerados no sistema financeiro que trouxeram mais benefícios à população?

Hoje, o usuário pode escolher se quer abrir uma conta em uma instituição tradicional ou uma conta gratuita em um banco digital. Isso possibilitou o acesso de pessoas ao sistema bancário que, de outra forma, seriam “desbancarizadas”. Além disso, multiplicou-se o número de instituições financeiras oferecendo produtos de crédito, cartões e investimentos. Tudo isso gera concorrência entre os bancos e opções para os clientes, que, antes, estavam presos aos produtos indicados pelo gerente da sua conta.

E sobre estratégia, vocês podem contar quais são seus objetivos e como veem o mercado nos próximos meses e anos?

Nós temos metas agressivas para os próximos meses, tanto para concessão de crédito imobiliário quanto para abertura de contas digitais e captação de investimentos. Nosso objetivo é levar educação financeira e crédito de qualidade aos nossos clientes. Esse será um grande diferencial nessa retomada.

Observando o alto investimento nesse segmento, a área de TI é fundamental para o Banco Bari. Qual tecnologia vocês colocariam em primeiro lugar de importância dentro do seu negócio?

Facilitar o acesso de todos aos serviços bancários é uma das nossas missões. Para isso, investimos no desenvolvimento da nossa multiconta digital, que oferece ferramentas de organização e gestão financeira exclusivas e uma plataforma completa de investimentos em renda fixa, tudo isso em um aplicativo fácil de usar, personalizável e – o melhor – totalmente gratuito para o cliente. Para a construção dessa solução, foram empregadas várias tecnologias em conjunto, o que torna difícil eleger uma delas como a principal. Entendo que o fator-chave é a perfeita orquestração entre ferramentas distintas como Cloud Computing, Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outras.

Como vocês avaliam o preparo das empresas do seu setor em relação ao embate frente aos ataques cibernéticos?

As políticas e as estratégias de segurança são muito particulares e desenhadas especificamente para cada empresa. Por aqui, estamos cientes do crescimento das tentativas de ataques cibernéticos e trabalhando para que todas as nossas frentes estejam protegidas contra eles. Para isso, temos investido constantemente, tanto em ferramentas quanto na contratação e na capacitação de especialistas em cibersegurança.

Quais são as ações ou as estratégias para tornar o Banco Bari cada vez mais seguro, amigável e acessível para os clientes?

Temos um setor de compliance e segurança cibernética focado em desenvolver estratégias que tornem os nossos produtos e serviços cada vez mais seguros para os clientes. Além disso, entendemos que boa parte das tentativas de golpes se concretiza mediante um possível deslize do usuário. Investimos em educar nossos clientes por meio de conteúdos explicativos no nosso blog e em nossos e-mails. O aplicativo Banco Bari tem uma interface muito acessível, com informações claras e todas as funções principais visíveis já na tela inicial. Estamos finalizando a contratação de uma plataforma que vai traduzir simultaneamente os nossos conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais. E essa é apenas a primeira ação nesse sentido. Ou seja, teremos muitas novidades em breve. 

*Matéria originalmente publicada na edição #254 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário