Impressão 3D cria oportunidades de negócio
por Camila Gino
A difusão das tecnologias 3D abriu mais espaço para a arte e para um design instigante e original. Também abriu novas oportunidades de negócios. Exemplo na BK3D, de Florianópolis (SC), que investiu no equipamento para atender ao setor médico, com a confecção de próteses, e percebeu que poderia ampliar a atuação para o público em geral.
“Usamos processos de impressão 3D desde 2006. Com os pedidos de terceiros aumentando, decidimos começar uma nova unidade de negócio, a BK3D, em janeiro de 2014”, recorda o engenheiro Charles Facchini. Ele informa que, hoje, em torno de 80% do tempo é dedicado à impressão para terceiros.
Também o especialista em tecnologia da informação Maurício Faria, sócio-diretor da marca de móveis planejados Artigiano, com showroom em São Paulo e em Curitiba, descobriu na modelagem 3D outra oportunidade de negócio. “Faço trabalhos para artistas plásticos, por exemplo. Tenho um site que mostra vários dos trabalhos que modelei (www.3dme.net.br). Já usamos também na indústria, para protótipos de puxadores e maquetes de modelos planejados.”
A fabricante de louças Roca também já vem usando a tecnologia 3D há três anos no processo produtivo e há quase dez anos no laboratório de desenvolvimento de produtos. Todas as peças são prototipadas e a mesma tecnologia é usada na fabricação de dispositivos e ferramentas para controle e/ou produção. Os resultados, na avaliação da empresa, são maior rapidez no processo de criação e aprovação dos produtos e precisão nos detalhes das peças.
Veja um vídeo da BK3D:
1 comentário em “Impressão 3D cria oportunidades de negócio”