ESTILO

Hospital faz lançamento digital da série de livros “Grandes nomes da medicina” nesta quarta-feira (14)

Evento online com participação dos médicos e professores Ricardo Ramina e Mario Brock também celebra Dia do Neurocirurgião; bate-papo entre os especialistas será transmitido nas redes sociais do INC

A biografia sobre o neurocirurgião e professor brasileiro Dr. Mario Brock inaugura a série “Grandes nomes da medicina”, projeto desenvolvido pelo Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) e que vai contemplar profissionais da medicina em autobiografias ou em títulos escritos por outros colegas de profissão. A coleção, assinada pelo chefe do Serviço de Neurocirurgia do INC, Dr. Ricardo Ramina, ganha lançamento digital nesta quarta-feira (14), quando se comemora também o Dia do Médico Neurocirurgião.

O Hospital INC vai transmitir via YouTube, às 17h, o evento online com a participação dos dois especialistas – Dr. Ramina, em Curitiba (PR), e Dr. Brock, em Berlim, na Alemanha – que conduzirão um bate-papo sobre os avanços da neurocirurgia e a formação dos atuais profissionais da área. Os dois são importantes nomes da neurocirurgia no Brasil e no mundo, que se dedicaram a diminuir o sofrimento de pacientes e à melhoria de técnicas cirúrgicas, e influenciaram a carreira de centenas de profissionais. Se somar as cirurgias realizadas pelos doutores Ramina e Brock possivelmente ultrapassaria o número de 30 mil.

“A neurocirurgia é uma das especialidades mais complexas da medicina. O conhecimento acumulado nos últimos 100 anos associado ao enorme desenvolvimento tecnológico tem colaborado para a neurocirurgia obter um avanço maior do que em várias outras especialidades”, informa Dr. Ricardo Ramina. “Muitas doenças como tumores, aneurismas cerebrais e problemas da coluna vertebral, hoje, têm um tratamento curativo. No passado, muitos destes pacientes faleciam ou permaneciam com sequelas graves. O maior desafio no momento é o de conseguir curar pacientes com tumores cerebrais agressivos”.

Série “Grandes Nomes da Medicina”

A coleção pretende registrar a história e o legado de médicos brasileiros e estrangeiros fundamentais da medicina atual para que as gerações futuras tenham alguns desses nomes como referenciais para suas carreiras profissionais. A proposta é mostrar não somente os feitos técnicos destes grandes médicos, mas também as características peculiares deles como seres humanos.

O primeiro livro da série é dedicado ao carioca Mario Brock. Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, ele desenvolveu novas técnicas cirúrgicas que salvaram vidas no país e em outras partes do mundo. Foi professor titular da cátedra de Neurocirurgia da Universidade Livre de Berlim e responsável pela formação de inúmeros neurocirurgiões. É autor de 32 livros e de mais de 200 artigos científicos. O reconhecimento do trabalho do Dr. Brock no universo da neurocirurgia fez com que seu nome virasse verbete na Wikipedia em alemão. 

A série “Grandes nomes da medicina” foi idealizada pelo Dr. Ricardo Ramina, mestre, doutor e professor de Pós-Graduação em Neurocirurgia e sócio-fundador do Hospital INC. Autor de sete livros sobre neurocirurgia e de mais de 240 artigos científicos publicados em revistas médicas nacionais e internacionais, doutor Ramina também é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Academia Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Alemã de Neurocirurgia.

Para mais informações sobre o primeiro livro da coleção e vendas online, acesse o link

Deixe um comentário