Histórias levam a economia às crianças
Quando pensa no futuro de Cata, 10 anos, e de Ico, cinco, o advogado gaúcho Rafael Bicca Machado tem pelo menos uma certeza: um dos mais valiosos legados que gostaria de transmitir para os filhos é a compreensão sobre temas econômicos. Em benefício não apenas de sua família, mas de todas as que dividem a mesma preocupação, Rafael idealizou a Borunga Livros. A editora acaba de se tornar realidade, com o lançamento do Banco de Histórias, uma caixa com cinco livros infantis que estimulam de forma lúdica a educação financeira e econômica desde o início da vida escolar. Cada um dos cinco livros trata de um tema: custos, juros, dinheiro, lucro e regras.
Um dos fundadores do escritório Carvalho, Machado e Timm Advogados, Rafael conduziu as mais de duas décadas de carreira por um respeito aos números. Além de formado em Direito, estudou Economia, é um dos estudiosos precursores no Brasil da Análise Econômica do Direito e integra a Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE), entidade que confere à coleção seu selo como apoiadora. Membro da ABDE, o doutor em economia Thomas Conti, professor do Insper, em São Paulo, contribuiu ainda com a revisão técnica da escrita.
Para dar vida ao Banco de Histórias, Rafael contou também com a experiência de um premiado autor infantojuvenil, Christian David, que tem mais de 15 títulos publicados em diferentes editoras. Os desenhos e o projeto gráfico são de Martina Schreiner, que já ilustrou mais de 30 livros, além de também ser escritora. A coordenação do projeto ficou a cargo da consultora editorial Elaine Maritza, que desde 2004 trabalha com edição de livros, depois de ter atuado por mais de 20 anos como professora de língua portuguesa e literatura.
O lançamento
Para marcar o lançamento oficial do Banco de Histórias, a Borunga realiza em 13 de julho (segunda-feira), às 18h30min, uma live em que o idealizador do projeto debate com o economista Thomas Conti os desafios da educação financeira e econômica voltada a crianças. Para esse webinar, com divulgação no Instagram, são convidados professores, pais e interessados em geral em literatura infantojuvenil.
Onde comprar
Os 5 livros da coleção Banco de Histórias estão à venda na Amazon, pelo preço de lançamento de R$ 29 cada.