ESTILO

Herivelto Oliveira lança livro que conta a história do esportista Joel Kriger

O livro fala sobre a história de superação de Joel, que retomou os exercícios após o convite de um amigo para fazer um trekking no Everest

O jornalista Herivelto Oliveira estreia como escritor num trabalho em que usou muito da experiência dos quase 30 anos de reportagens e entrevistas em televisão. Suba, nade, corra, pedale… e aproveite a paisagem foi escrito depois de mais de cinquenta encontros com o engenheiro Joel Kriger e levou dois anos pra ficar pronto. Ele era um sedentário que aos 50 anos aceitou o convite de um amigo para fazer um trekking no Everest. É uma caminhada de mais ou menos três semanas até o acampamento-base. Aquele encontro com a montanha mudou completamente a vida de Joel.

Ele retomou os exercícios, tinha sido nadador até os 18 anos: voltou pra piscina, começou a correr e a escalar pequenas montanhas. Mas logo colocou as grandes no radar. E depois de uma tentativa frustrada de chegar ao topo do Kilimanjaro, na África, decidiu subir a aposta: entrou no desafio dos Sete Cumes, que consiste em subir as montanhas mais altas de cada continente, incluindo o próprio Kilimanjaro, o Denali (América do Norte), o Aconcágua (América do Sul) Vinson (Antártida), o Elbrus (Europa), o Carstensz (Oceania) e, claro o Everest, o ponto mais alto da Ásia e do mundo. Como desafio pouco é bobagem, Joel Kriger incluiu na sua lista de tarefas a travessia a nado do Canal da Mancha, além de provas de triatlo e Ironman.

O livro reúne as histórias, curiosidades, perrengues e pilhérias vividas por Joel. Os relatos vão da primeira vez em que acampou e não sabia nem entrar num saco de dormir ao dia em que teve que desistir de uma escalada por causa de uma pneumonia. Passam pela alegria de conquistar um cume e pela frustração de ter ficado sem os óculos de escalada num momento decisivo. Sem falar no dia em que viu um cozinheiro alimentando o fogo do fogão com estrume do iaque (um boi selvagem do Tibete) e na sequência foi descascar batatas para o jantar. Muitas dessas histórias estão registradas em fotos e o livro traz centenas delas.

(Foto: divulgação)

Suba, nade, corra, pedale… e aproveite a paisagem é uma leitura que inspira. Nas palavras de Joel: “Se eu conseguir tirar uma pessoa da vida sedentária com o meu exemplo já fico feliz”. E mais inspirador ainda é como ele está fazendo a entrega do livro. As pessoas doam qualquer valor que é convertido em cestas básicas. Basta pedir pelo e-mail livrojoelkriger@gmail.com

E quem quiser ir além da leitura também pode navegar pelo site joelkriger.com.br , que traz novos relatos, fotos e um vídeo no qual ele resume seus 17 anos de montanha. O livro também está disponível na Livraria da Vila e para download no site da Amazon.

Deixe um comentário