Confira o guia definitivo de museus em Curitiba! - TOPVIEW

PASSEIO CULTURAL! Confira o guia de museus de Curitiba

São 34 museus para você escolher e se divertir aprendendo na capital paranaense

399 0
Compartilhe

Se você tem viagem marcada para conhecer Curitiba ou mora por aqui e tem vontade de desvendar ainda mais a capital mais fria do país, confira o nosso guia definitivo de museus locais e garanta a diversão – com muito aprendizado – do seu passeio!

Confira o guia com todos os museus de Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

(Foto divulgação).

Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, o museu queridinho dos curitibanos abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente sete mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina, onde se encontram nomes grandiosos como Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros.

Serviço
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico_(41) 3350-4400.

Museu Paranaense

O museu possui hoje um acervo de aproximadamente 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico (lítico, cerâmico e biológico), antropológico (cestaria, plumária, armas, adornos e cerâmicas indígenas), retratos a óleo da antiga Pinacoteca do Estado. Atualmente o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História.

Serviço
Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco_(41) 3304-3300.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná

A atuação do museu é tradicionalmente voltada para a educação. O Setor de Ação Educativa coordena projetos e mobiliza instituições e a comunidade para a criação de propostas de ação conjunta. Além disso, o setor é também responsável pela organização de cursos, palestras, encontros, oficinas e outras atividades. O MAC faz a divulgação do seu acervo por meio de mostras temáticas periódicas.

Serviço
No Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9. Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico_(41) 3323-5328.

Museu do Expedicionário

(Foto: Divulgação/ Seec).

Se você ama história, não pode deixar de conhecer o museu que revela e ilustra a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial. Lá se encontra muito mais do que materiais históricos, como fotografias, filmes, mapas, livros e ilustrações da Força Expedicionária Brasileira, Força Aérea Brasileira e Marinha de Guerra do Brasil. Itens e documentos de outras nações envolvidas também poderão ser admirados durante a visita.

Serviço
Rua Comendador Macedo, 655 – Alto da Rua XV_(41) 3362-8231 | 3264-3931.

Museu do Holocausto de Curitiba

Um dos períodos mais tristes da história também tem um espacinho cultural e memorial na cidade. O museu conta com exposição de 56 objetos e aproximadamente 300 fotos e vídeos, além de documentos, passaportes e objetos relacionados às vítimas e ao período histórico do Holocausto.

Serviço
Rua Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro_(41) 3093-7461.

Museu Egípcio Rosacruz

Se você tem interesse em conhecer o Egito, está no lugar certo e não pode deixar de conhecer o museu de jeito algum! Ele é repleto de peças antigas que estão dispostas em um espaço super bem cuidado e colorido! Além disso, o maior tesouro do museu é uma múmia original, a Tothmea. Jardins com diversas esfinges também fazem parte do encanto do local.

Serviço
Rua Nicarágua, 2641 – Bacacheri_(41) 3351-3024.

Museu Alfredo Andersen

Alfredo Andersen foi uma personalidade importantíssima para o estado, conhecido por muitos admiradores como o “pai da pintura no Paraná”. O museu tem como objetivo conservar, expor e divulgar as obras de Andersen, além de resgatar o seu trabalho como artista e educador por meio da pesquisa e, assim, dar continuidade aos trabalhos de promoção cultural já iniciados por ele, através de cursos e exposição de arte. Quem for até lá vai encontrar um espaço super acolhedor e muito da história do artista.

Serviço
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco_(41) 3222-8262.

Museu do Automóvel

Aos apaixonados por automóveis, esse definitivamente é o seu lugar! A história do museu iniciou em 1968, com a fundação do Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná. Após oito anos de atividade, foi fundado em 1976 o Museu do Automóvel que propiciou expor ao público o acervo dos sócios do CAAMP com mais 150 veículos divididos em vintage, nacionais e de corrida. Inúmeros destaques como o Cadillac Presidencial 1952 podem ser encontrados por lá.

Serviço
Av. Cândido Hartmann, 2300 – Mercês_(41) 3335-1440.

Museu da Gravura da Cidade de Curitiba

Mais de cinco mil obras de artistas nacionais e internacionais estão expostas no museu, que conta com criações de grandes nomes como Picasso, Louise Bourgeois, Joel Shapiro, Brice Marden, Andy Warhol, entre outros. A instituição mantém um calendário anual de exposições temporárias expressivas pelas técnicas de gravura, além de abrigar mostras com obras do acervo.

Serviço
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro_(41) 3321-3367.

Museu Municipal de Arte (MuMA)

(Fotos: divulgação).

Para começar, o MuMA é classificado como uma Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), então, com certeza, só pode ter coisas maravilhosas! E tem! Com o objetivo de preservar, conservar, guardar e divulgar o acervo de arte da cidade, o museu reúne aproximadamente 3.800 obras das coleções de Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Mohamed Ali El Assal, Cleusa Salomão, Jorge Carlos Sade e Ben Ami. Além destes, outros grandes nomes fazem parte do acervo.

Serviço
Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão_(41) 3329-2801.

Museu da Imagem e do Som

Este museu procura resgatar, preservar e divulgar a memória do audiovisual paranaense – que só cresce! É o segundo mais antigo do país na área e possui mais de um milhão de itens(!!!). Além das diversas coleções, o MIS coleciona rádios, máquinas fotográficas, radiolas, radiofonos, projetores de filmes, gravadores de fitas cassete e fitas rolo, televisores, câmeras fotográficas, moviolas, projetores de filmes, entre outros, que permitem uma viagem no tempo e nas mudanças tecnológicas.

Serviço
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro_(41) 3232-9113.

Museu da Arte Sacra de Curitiba

Para quem gosta de arte religiosa, o Museu da Arte Sacra de Curitiba é um ótimo local! Ele conta com mais de 800 peças em seu acervo, classificadas como objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal. 

Serviço
Rua Claudino dos Santos, s/nº, Igreja da Ordem – Centro_(41) 3321-3226.

Museu de Arte Indígena

Um super mergulho na história do Brasil e um resgate das nossas origens – e da nossa identidade! O museu possui um acervo diversificado e completo com armas, adornos, arte, instrumentos, entre outros. Saiba mais sobre ele.

Serviço
Av. Água Verde, 1413 – Água Verde_(41) 3121-2395.

Museu da Vida

(Foto: divulgação).

Um espaço interativo e cultural cheio de saberes, além de ser super didático para as crianças! Possui seis exposições internas e duas áreas de lazer ao ar livre, super gostoso para passar a tarde!

Serviço
Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês_(41) 2105-0250.

Museu Ferroviário

Peças históricas e suas instalações buscam reproduzir o antigo funcionamento da estação. Uma locomotiva do início do século 20 e um vagão que serviu para hospedar o ex-presidente Getúlio Vargas estão presentes no museu – UAU!

Serviço
Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças_(41) 3094-5346.

Museu de Arte da UFPR

Localizado no prédio histórico da UFPR, o MusA é um local destinado ao estudo e à pesquisa por meio de palestras, ações educativas e exposições. A missão do museu é preservar, estudar e difundir as artes plásticas, além de ser uma referência no campo da museologia.

Serviço
Rua XV de Novembro, 695 – 1° andar – Centro_(41) 3310-2603.

Memorial Ucraniano

O memorial foi criado em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes ucranianos e fica localizado dentro do Parque Tingui. Já pensou em passar uma tarde no parque e, de quebra, ainda aprender sobre a cultura de outro país? Incrível!

Serviço
Rua Dr. Mbá de Ferrante, s/n – Parque Tingui – (41) 3240-1103.

Portão Cultural

O espaço foi criado como ponto de encontro das comunidades, oferecendo uma programação de qualidade nas diversas linguagens artísticas! Lá no Portão Cultural abriga-se o MuMA, o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital.

Serviço
Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão_(41) 3329-2801.

Museu de Arte Contemporânea

(Foto: Blog Poraih).

O museu tem como meta estabelecer o diálogo e estreitar os laços entre a sociedade e o patrimônio artístico por meio de programas que promovem o debate, o questionamento e a reflexão. As mostras temáticas periódicas fazem a divulgação do acervo do MAC.

Serviço
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico_(41) 3323-5328.

Museu de História Natural Capão da Imbuia

Quem ama o meio ambiente vai se encantar por esse museu! Ele é referência nacional na área de pesquisa zoológica e possui coleções importantíssimas científicas regionais, além de ser credenciado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Serviço
Rua Prof. Nivaldo Braga, 1369 – Capão da Imbuia_(41) 3313-5480.

Memorial da Segurança no Transporte

Diferentão, né? Esse memorial é único no Brasil e reúne história e tecnologia para conscientizar e oferecer experiências que mudam o comportamento no trânsito! Lá você encontra muitos simuladores bacanas, vale a ida!

Serviço
Rua Eduardo Sprada, 6447 – Cidade Industrial de Curitiba_(41) 3373-5757.

Museu Guido Viaro

O museu possui um acervo de obras, mas é mesmo um grande centro de capacitação artística, oferecendo diversos cursos e atividades para a população. Se quiser se aprofundar no mundo das artes, considere passar por lá!

Serviço
Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia_(41) 3267-3597.

Museu Botânico

Uma super fonte de pesquisa científica e de divulgação da flora brasileira, o Museu Botânico possui um Centro de Informação Botânica e um Herbário com aproximadamente 400 mil exsicatas (plantas secas, tratadas e fixadas em cartolina, identificadas e preservadas) do Brasil e exterior.

Serviço
Rua Engo. Ostoja Roguski, 690 – Jardim Botânico_(41) 3362-1800.

Museu Fotografia de Curitiba

O primeiro museu do gênero no Brasil e o segundo da América Latina, UAU! Em seu acervo encontra-se cerca de 1500 imagens assinadas por grandes nomes da fotografia. O museu mantém um calendário anual de exposições e abriga mostras de fotógrafos brasileiros e estrangeiros.

Serviço
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro_(41) 3321-3260.

Museu Universitário

O museu foi criado com o objetivo de promover a integração científica e cultural de toda a universidade. O espaço inclui concha acústica com arquibancada, que permitem apresentações artísticas e palestras.

Serviço
Rua Imac. Conceição, 1500 – Rebouças_(41) 3271-2356.

Memorial da Imigração Japonesa

(Foto: divulgação).

É a nossa famosa Praça do Japão! Lá, você vai se sentir como se estivesse em um passeio pelo país oriental, em um jardim lindo, com muitas árvores de flor de cerejeira, arquitetura temática e loja com souvenirs da cultura japonesa.

Serviço
Av. Sete de Setembro, S/N – Água Verde_(41) 3244-7463.

Curitiba Antique Car

Outro museu ideal para os amantes de automóveis! O Antique Car possui uma coleção de carros clássicos, simulador, personagens de cera e loja de souvenir.

Serviço
Av. Manoel Ribas, 5026 – Santa Felicidade_(41) 3086 – 2220.

Museu do Cartaz

É literalmente um museu de cartaz, mas com uma coleção de 10 mil cartazes de temas variados, com trabalhos do Brasil e outros países.

Serviço
Rua São Francisco, 319 – Centro_(41) 3321-3296.

Museu Nacional do Espiritismo

O Munespi preserva documento históricos, fotografias, obras de arte, produtos mediúnicos, monografias, arquivos audiovisuais, além de objetos das personalidades espíritas. O objetivo do museu é promover a cultura espírita, o estudo religioso, filosófico e científico da doutrina espírita.

Serviço
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 663 – Bacacheri_(41) 3256-4383.

Museu da Periferia

O museu mostra a história das primeiras habitações, tomadas de terras, lixões, grameiras e barracos.

Serviço
Rua Francisco José Lobo, 213, Sítio Cercado_(41) 8834-5221.

Sesc Paço da Liberdade

(Foto: Ivo Lima).

O centro cultural do Paço possui, entre tantas atividades, salas com exposições e mostras artísticas. Vale a pena dar uma passadinha – e garantir ótimas fotos neste prédio encantador.

Serviço
Praça Generoso Marques, 189 – Centro_(41) 3304-2266.

Círculo de Estudos Bandeirantes

O acervo do CEB é composto por livros e periódicos de conteúdo histórico, antropológico, cultural, literário, bibliográfico e outros enfoques da cultura do Paraná.

Serviço
Rua XV de Novembro, 1050 – Centro_(41) 3222-5193.

Museu Claretiano de Curitiba

Este museu é destinado à divulgação e preservação da memória e história da Congregação Claretiana. Podem ser encontrados em seu acervo diferentes coleções, como imagens sacras, objetos cerimoniais e pessoais, CDs, LPs, documentos, livros, jornais e muitos outros suportes.

Serviço
Av. Pres. Getúlio Vargas, 1193 – Rebouças_(41) 3307-7764.

BMW Motorrad Museum

O colecionador João Carlos Ignaszewski fundou o museu, que é composto com o seu próprio acervo de motocicletas restauradas e adquiridas. Todo amante de motos precisa visitar!

Serviço
Rua José Naves da Cunha, 144 – Seminário_(41) 3274-6806.

Leia mais:

Marcello Dantas traz Ai Weiwei ao MON na exposição do ano: “O museu é a catedral possível do nosso tempo”

Don’t touch it’s art! 15 museus que você TEM que conhecer em Portugal

Neste Artigo


Converse com a Gente