ESTILO

Grupo Plaenge: 50 anos de história

Hoje, 92 mil pessoas moram nos 27.463 apartamentos da construtora

Em 1970, o Grupo Plaenge surgiu como uma pequena empresa que cabia em uma sala com poucos metros quadrados. Em 2020, portanto, completou 50 anos: uma história que consolidou a instituição como a maior construtora do sul do Brasil, de acordo com o ranking Valor 1000, publicado anualmente pelo jornal Valor Econômico. Essa evolução é resultado do foco que o grupo sempre manteve em seus princípios e valores: “Ser útil, fazer o certo, cumprir a palavra e perseverar”, afirma Fernando Fabian, diretor da Plaenge – que conversou com exclusividade com a TOPVIEW sobre os 50 anos da empresa. Confira a entrevista, na íntegra:

A Plaenge é uma construtora de atuação nacional e internacional, 100% brasileira. Como essa história começou e como evoluiu ao longo de cinco décadas?

Nossa jornada começou com muito peso em obras industriais, que sempre exigiram expertise técnica na área de Engenharia e de soluções para o cliente. Dedicação e escuta ativa desde as origens, nos trouxeram em 1971 o primeiro grande contrato com a Coca-Cola. Desde então, construímos 60% das fábricas da Coca-Cola no Brasil.

Na década de 80, começamos nossas operações em Cuiabá (1983) e Campo Grande (1988) e iniciamos uma nova fase na história da empresa com as incorporações imobiliárias. As décadas de 80 e 90 trouxeram grandes desafios econômicos para o Brasil, desde a hiperinflação e os inúmeros planos econômicos, incluindo o Plano Real, até movimentos mundiais, como a abertura de mercado com a globalização.

No final deste período, em 1998, iniciamos a parceria com seguradoras internacionais para oferecer Seguro de Obra, um grande diferencial que até hoje somente a Plaenge oferece a todos os seus clientes.

Em 2003, começamos nossa operação em Curitiba. Em 2006, fomos pioneiros ao criar a Vanguard e trazer ao mercado imobiliário uma nova marca de apartamentos focados em um público jovem. Lançamos a Vanguard em Londrina e, no ano seguinte, em Curitiba e Campo Grande. Em 2008 iniciamos a operação da Vanguard também em Cuiabá e abrimos uma nova regional da Plaenge em Maringá. Em 2009 iniciamos em Joinville com a Vanguard e começamos nossa operação no Chile.

A partir de 2015, vivemos anos economicamente mais difíceis e foi quando focamos nossos esforços para dentro da companhia. Iniciamos uma parceria com a Porsche Consulting – que mantemos até hoje – e refinamos processos de execução operacional das obras, cadeia de suprimentos e relacionamento digital. Também criamos uma área específica para BIM – Building Information Modeling.

Em 2017, construímos no Rio de Janeiro a mais moderna fábrica da Coca-Cola na América Latina e, no ano passado, iniciamos nossa operação em Campinas, marcando nossa entrada no mercado de São Paulo. Também em 2019, lançamos nosso primeiro empreendimento da nova Divisão de Desenvolvimento Urbano, o Riviera, em Campo Grande (MT), com 60% dos loteamentos de alto padrão comercializados no primeiro final de semana.

Quais os principais números da Plaenge hoje em termos de volume construído, unidades entregues, unidades em construção, cidades onde está presente, colaboradores e faturamento?

Estamos em oito cidades de seis Estados brasileiros, além do Chile. Hoje, 92 mil pessoas moram nos 27.463 apartamentos dos 396 empreendimentos que já entregamos. No Chile, já temos 22 projetos entregues. Na área industrial, já realizamos 370 obras em 19 Estados brasileiros e na Venezuela. Somando as áreas residencial e industrial, já construímos mais de 5 milhões de metros quadrados. Geramos dois mil empregos diretos e mais sete mil indiretos de cerca de 250 empresas pequenas de atividades especializadas em obras. No ano passado, atingimos a marca de R$ 1,35 bilhão em vendas, somando os resultados da Plaenge (48%), Vanguard (21%), Industrial (15%), Chile (11%) e Desenvolvimento Urbano (5%). Devemos fechar 2020 com novos lançamentos no valor de R$ 1,4 bilhão.

E quais os principais diferenciais da marca que ajudaram na conquista disso tudo?

O prestígio associado à marca Plaenge é um grande diferencial para os nossos clientes. Porém, a inteligência dos projetos, do aproveitamento total dos espaços e do conforto proporcionado, o conhecimento de décadas no mercado imobiliário para aquisição dos melhores terrenos, valorização da localização e escolha dos acabamentos, além de uma equipe dedicada a trazer a excelência são também outros diferenciais.

Em Curitiba, a Plaenge atua desde quando e quantos clientes já atendidos?

Desde 2003. Atualmente, temos em nossa carteira 4.071 clientes, sendo 1.477 da Plaenge e 2.594 da Vanguard.

Quais foram os principais desafios para entrar no mercado de Curitiba?

Iniciamos em Curitiba num momento de contração econômica nacional. Então, o principal desafio foi crescer contra a maré. As armas que tínhamos fizeram a diferença: entrega no prazo, Seguro de Entrega e o profundo respeito pelos nossos compromissos com todos os clientes.

Em relação a São Paulo, novo mercado que a marca começou a explorar, quais são os planos?

Faz um ano que lançamos em Campinas o Vitra, primeiro empreendimento da Plaenge na cidade, e obtivemos 100% das unidades comercializadas neste período, ficamos muito satisfeitos. Todos os 64 apartamentos foram comercializados e o contrato da última unidade foi assinado em agosto, antes mesmo de lançarmos um novo empreendimento. Outra novidade é que nossa equipe em Campinas vai ganhar um novo Lounge de Vendas. O local já está sendo equipado e fica na Rua Maria Monteiro, via mais charmosa do bairro Cambuí. Outra conquista recente da nossa equipe aos campineiros é o breve lançamento do Trend, empreendimento que tem o Cambuí como palco, além de toda a infraestrutura que o bairro oferece como restaurantes, lojas, hotéis, clubes e mercados. Também já temos outros terrenos já adquiridos para projetos futuros.

E como estão os negócios hoje, nesse momento de pandemia mundial?

Tivemos o fechamento de 2019 muito positivo e ultrapassamos R$ 1,35 bilhão de vendas. Isso foi um grande marco para a empresa, que fez o planejamento de 2020 com o reflexo do aquecimento do mercado e o otimismo desta aceleração. Em março, fomos impactados com a pandemia da Covid-19 e ainda que tenhamos superados grandes desafios nas últimas 5 décadas, todas se tratavam de crises econômico financeiras, mas não a gravidade de uma crise mundial envolvendo a saúde e segurança das pessoas. 

Apesar disso, desde o final de 2018 começamos um movimento de digitalização com projetos internos, contratação de consultoria especializada, criação de aplicativos, mudança no site, portais de clientes e assinatura digital que nos prepararam para este momento. Só para ter ideia, lançamos o aplicativo da Vanguard no início de abril, 15 dias após a pandemia estourar no Brasil.

Em adicional, a já esperada redução da taxa de juros que estava em linha descendente foi outro fator macroeconômico que influenciou o setor imobiliário a não perder o fôlego. Mesmo com um bimestre de impacto, retomamos os negócios e o resultado nos meses subsequentes. Realizamos dois lançamentos imobiliários em Londrina (Insight e Mind/Vanguard), dois em Maringá (Signature e Serenity), um em Campo Grande (Toscana), um em Curitiba (Experience), um Cuiabá (Urbanit/Vanguard) e um no Chile (Cuiabá). Também temos muitas novidades para os próximos meses com vários empreendimentos na fase de pré-lançamento.

No ritmo que estamos, temos confiança de que terminaremos o ano com expansão no volume de vendas.

É possível planejar para 2021 e anos subsequentes? Se sim, quais os planos da Plaenge?

Sim. Ainda que tenhamos incertezas em relação ao cenário da pandemia – e temos nos empenhado e contribuído mantendo parte da equipe em home office e todas as regras exigidas pelos órgãos de saúde, tanto nos escritórios quanto nas obras –, nosso planejamento considera sempre o longo prazo. Assim, como atuamos em todas as etapas de Desenvolvimento Imobiliário, desde a aquisição do terreno, elaboração de projetos, incorporação, venda e pós ocupação, daremos sequência ao nosso plano de lançamentos em todas as localidades em que já temos uma operação consolidada e também seguiremos com nosso plano de crescimento e expansão para abertura de novas praças. Em 2021, temos como meta lançar o primeiro empreendimento em Porto Alegre (RS).

One Batel, um dos empreendimentos da construtora (Foto: divulgação | Plaenge)

TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.

Deixe um comentário