Forma concreta

Forma concreta marca projeto da Greenwood

Excelência marca projeto de residência em concreto aparente, executado pela construtora Greenwood e assinado pela arquiteta Cybele Kinoshita

0
Compartilhe
Greenwood

Um projeto atemporal, de formas limpas e linhas retas, pautado no primor da forma e pelos bons materiais, não poderia se basear em outra escolha senão a do concreto aparente. Com esse estilo em mente, a arquiteta Cybele Kinoshita, que assina essa casa em Curitiba, buscou a construtora Greenwood, que, com quase 23 anos de mercado, é especializada em concreto aparente. “Há mais de 16 anos fomos procurados para executar uma obra em concreto aparente”, lembra Syonara Thomé, sócia-diretora da Greenwood, sobre o pioneirismo da construtora nessa tecnologia. “Para isso, estudamos, pesquisamos e nos preparamos muito, com equipe especializada (desde engenheiro e mestres de obras a pedreiros e carpinteiros) para sua perfeita execução, tornando-nos referência por dominar esse assunto.”

“A construtora Greenwood foi escolhida por sua excelência quando o assunto é concreto aparente.”

De fato, a Greenwood oferece diversos diferenciais em concreto aparente, como a opção de ripado ou liso e a escolha da cor ideal para cada cliente, podendo conferir, por meio dessa pesquisa de pigmentação, aspectos mais quentes ao material, que em sua forma natural remete a grandes museus e obras brutalistas pelo mundo. Ao todo, são mais de 15 anos de experiência e domínio da tecnologia, aliados ao constante estudo e a atualizações, que colocam a construtora Greenwood sempre à frente no que diz respeito ao concreto aparente. “Sempre que pensam em concreto aparente, os arquitetos vêm à Greenwood, porque damos tranquilidade a eles para poder sonhar e desenhar livremente, pois nós encontramos as soluções perfeitas para o projeto”, explica Syonara.

Greenwood

Entre as vantagens que Syonara e Cybele elencam para o uso da tecnologia estão a arquitetura atemporal, a beleza, a solidez, a facilidade de manutenção (com necessidade somente de lavagem e impermeabilização de tempos e tempos) e a longevidade. Além disso, o material dispensa o desenvolvimento de outras etapas da obra, como emboço, reboco e revestimentos externos. Contudo, trata-se de uma tecnologia desafiadora, sem margens para falhas, pois o concreto, após executado, é um produto pronto. “No concreto aparente, só há uma chance de a obra ficar boa – a primeira. Ele não aceita correções, por isso, ter uma construtora especializada faz toda a diferença”, reforça Syonara.

Greenwood

Para esse projeto, o principal desafio foi o fato de a casa inteira ter sido feita em concreto aparente ripado, exigindo estudos minuciosos e total preparação na obra para que o encaixe fosse perfeito na conclusão do quebra-cabeça. “É preciso pensar em tudo com antecedência para que nada dê errado. As paredes de concreto aparente fazem parte do projeto estrutural e não podem ser refeitas. Não se admitem erros nesse processo”, comenta Cybele sobre a alta responsabilidade da construtora. “Tendo conhecimento de que o material escolhido seria o concreto aparente e que ele faria toda a diferença na fachada da casa, sabíamos que seria fundamental uma boa mão de obra. Assim, a construtora Greenwood foi escolhida, por sua excelência quando o assunto é concreto aparente.”

O envolvimento da construtora desde o início do processo de concepção do projeto arquitetônico foi um grande diferencial, pois a expertise da Greenwood – especializada em residências de alto padrão e também no uso de materiais como estrutura convencional e steel frame – pode oferecer soluções que normalmente se transformariam em dificuldades ou custos posteriormente. “O concreto é um material usado em toda obra, mas quando ele precisa brilhar, tem que ser muito bem feito. O cuidado com as formas e com a cura do material são fundamentais para a aparência final. Não poderíamos ter escolhido melhor empresa para a execução desse projeto”, finaliza Cybele Kinoshita.

Serviço
R. 21 de Abril, 316, Alto da XV – Curitiba 
Tel.: (41) 3362-1404 (41) 9 8518-9706 
construtoragreenwood.com.br
@construtoragreenwood

Branded content publicado originalmente na edição 227 da revista TOPVIEW.

Neste Artigo


Converse com a Gente