GLOBO DE OURO 2022: escândalos e acusações ameaçam a premiação; saiba detalhes
Um das maiores crises está atingindo o Globo de Ouro, considerado o segundo prêmio mais importante de Hollywood, atrás apenas do Oscar. A NBC, emissora americana que transmite a premiação, anunciou no domingo que não vai mais exibir a cerimônia e que suspendeu um importante contrato que tem com a organização por conta de acusações contra a Hollywood Foreign Press Association, a associação que organiza o Globo de Ouro. As alegações falam sobre a falta de representatividade no comitê e práticas financeiras questionáveis.
“Continuamos a acreditar que o HFPA está comprometida com uma reforma significativa. No entanto, uma mudança dessa magnitude exige tempo e trabalho, e acreditamos fortemente que o HFPA precisa de tempo para fazê-lo da maneira certa. Como tal, a NBC não irá transmitir o Globo de Ouro de 2022. Supondo que a organização execute seu plano, temos esperança de estar em posição de transmitir o programa em janeiro de 2023. ” disse a NBC em comunicado.
Para completar, Netflix e Amazon também anunciaram que não vão mais submeter seus filmes à premiação. O boicote foi além dos veículos de mídia: segundo a CNN, Tom Cruise devolveu três prêmios que recebeu da premiação. Scarlett Johansson e Mark Rufallo também criticaram publicamente o Globo de Ouro.
Há um histórico de acusações sobre a imparcialidade dos votantes da HFPA, ou Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que concede o prêmio. Neste ano, pouco antes do Globo de Ouro, em 28 de fevereiro, o jornal Los Angeles Times publicou uma matéria apontando a ausência de pessoas negras entre seus membros – o que se refletiria entre os vencedores da premiação – e mostrando indícios de corrupção. A HFPA negou as acusações e anunciou que procuraria selecionar 20 novos integrantes.
Após as declarações, a entidade responsável pela organização do evento emitiu uma nota e afirmou que o grupo promete fazer reformas nas próximas semanas. A proposta é revisar e aprovar um novo código de conduta em consulta com publicitários e estúdios, continuar a busca por novos candidatos a membros em potencial e começar a busca por um executivo responsável por diversidade, equidade e inclusão. Por enquanto, o Globo de Ouro está sem espaço para ser transmitido pela TV.
“Convidamos nossos parceiros do setor à mesa para trabalhar conosco na reforma sistêmica que está muito atrasada, tanto em nossa organização quanto no setor em geral”, disse a entidade, em um comunicado.
Ver essa foto no Instagram