ESTILO GASTRONOMIA

Tradição e história: Ile de France traz almoços aos domingos sem perder a essência

A novidade chega a partir do dia 10 de julho, em comemoração a Queda da Bastilha

Prestes a completar 70 anos, o Ile de France é a prova viva de que a tradição pode se manter intacta, mesmo diante das mudanças e efeitos inevitáveis do tempo. O restaurante que resgata a culinária francesa – em novo endereço desde o final de 2021 – passará a servir almoços aos domingos a partir do dia 10 de julho, data marcante para a comunidade francesa, que celebra a Queda da Bastilha no dia 14 do mesmo mês. 

A história do Ile de France começa antes mesmo da sua fundação, quando Emile Decock e sua esposa Janine, habitantes da Normandia, na França, vieram ao Brasil, em 1948, em busca de novas oportunidades. Na época, a região foi afligida pela guerra. Aqui, o casal, já familiarizado com a vida de negócios, abriu o café Normandia e iniciou a tradição gastronômica da família Decock no país.

Durante cinco anos, a casa do Ile de France foi na movimentada Rua Dr. Muricy. Mas foi na praça 19 de Dezembro que o restaurante francês se tornou um marco para uma geração de curitibanos. É o que afirma a sócia-gestora, Marcia Oliveira: “O Ile fez parte da história de muita gente da cidade. Todo mundo tem uma história, comemoração ou brinde em que o restaurante esteve presente como plano de fundo”. 

“Quando soube que a casa ia fechar as portas, pensei que isso não podia acontecer,  porque o Ile é um patrimônio desta cidade. Por muitos anos manteve o título de melhor restaurante de Curitiba. Essa história não poderia ser apagada”. A gestora, então, elaborou um plano de negócio, com a participação de outros dez sócio-investidores, para manter a tradição viva.

O Ile de France ganhou uma nova estrutura, no nobríssimo bairro do Batel, com mais segurança e acessibilidade. E, desde então, voltou ao radar das pessoas e vem atingindo novos públicos, pois há muito o restaurante vinha caindo no esquecimento popular. “A tradição, que envolve histórias das famílias de Curitiba, está viva. Queremos que o Ile continue trazendo memória afetiva, resgatando essa coisa gostosa de sentar ao redor de uma mesa bem posta.”

Quem entra no Ile hoje dá de cara com um ambiente aconchegante, que mantém a elegância do antigo endereço. As paredes da recepção são cobertas por pedaços de memórias, que incluem fotografias antigas, documentos e recortes de jornais da coleção do próprio Emilie. A mudança traz mais vigor e estrutura para o restaurante, mas sem perder nunca a tradição. Cadeiras, mesas, luminárias restauradas – e até uma réplica perfeita da lareira da antiga sede -são algumas das marcas que provam que o Ile quer manter viva a sua história.

Agora, durante a Semana Francesa no Brasil, surge a ideia de trazer a familiaridade dos almoços de domingo para a nova casa. O cardápio continua o mesmo, com algumas inclusões que serão feitas em breve, mas sempre com o cuidado e atenção para manter a tradicionalidade da culinária francesa.

“A gastronomia é importante, – o padrão Ile de France como chamamos – mas fazer o nosso cliente se sentir bem, com aconchego,  comida bem preparada e um atendimento primoroso, tudo isso numa estrutura encantadora, não tem preço.”, finaliza Marcia.


Serviço

Almoço aos domingos no Ile de France

Onde: Restaurante Ile de France (Avenida do Batel, 1550 espace 4 – Batel)

Quando: A partir de 10 de julho, das 12h às 15h

Contato: (41) 3223-9962

Instagram: @iledefranceoficial

*Matéria produzida sob supervisão da jornalista Thais Porsch.

Deixe um comentário