ESTILO GASTRONOMIA

DUQ Gastronomia: restaurante abriga obra de arte em sua fachada

Alta gastronomia, ambiente cosmopolita e arte se unem no restaurante curitibano

Com um ano de funcionamento em Curitiba (PR), o DUQ Gastronomia impressiona desde a fachada. Isso porque ele fica dentro de uma obra de arte: um mural de 38 metros, assinado pelo artista plástico André Mendes.

Localizado em uma das esquinas mais emblemáticas da capital paranaense, a obra chama a atenção tanto de pedestres como dos motoristas.

LEIA TAMBÉM: Restaurante DUQ lança menu sazonal de inverno

Lateral do restaurante, no centro da capital paranaense. (Foto: Eduardo Macarios)

“Nosso objetivo com esse projeto foi justamente gerar impacto e criar uma nova relação das pessoas com o espaço urbano. É a arquitetura que conversa com a arte local e com a cidade”, explica a arquiteta Camila Accioly, do escritório Archi.feel e umas das responsáveis pelo projeto.

Gastronomia e adega em destaque

Dentro do restaurante, a sofisticação está presente em cada detalhe, assim como na gastronomia e no serviço, assinados pelo chef Felipe Miyake e pelo sommelier José Vinícius Chupil.

Inovador, o projeto de 632 metros quadrados tem a cozinha como coração: as mesas do restaurante ficam no entorno dela, o que promove a interação entre os clientes e o chef que finaliza os pratos na frente do público. O DUQ conta com quatro ambientes: lounge, bar, sala privativa e o salão principal. “A ideia de uma cozinha completamente aberta nos animou desde o início. Durante a pandemia nós estávamos atendendo nossos clientes em casa, em jantares mais intimistas, e foi o que nos inspirou. Percebemos o quanto as pessoas gostam de ficar no entorno do chef e acompanhar cada passo do prato até a sua finalização”, conta Miyake.

Lounge do DUQ Gastronomia, com sala privativa que pode ser integrada ou não. (Foto: Eduardo Macarios)

A adega que separa o salão principal da sala privativa do restaurante é outro ponto alto. “Nós trabalhamos com mais de 640 rótulos de 44 países diferentes. Nosso objetivo é ter uma adega completa e diversificada para harmonizar com todo o menu e agradar todos os paladares”, explica Chupil, que escolhe a dedo os vinhos que serve no restaurante.

Foco no conforto

No projeto do DUQ o conforto também foi prioridade. A climatização envolve um sistema de ar condicionado automatizado e inédito em Curitiba – o DUQ é o segundo restaurante brasileiro a utilizar esse sistema. Além disso, o cliente que for ao restaurante no inverno também vai estar num ambiente com piso aquecido, que proporciona maior conforto térmico.

A cozinha do DUQ é totalmente aberta, uma ideia que surgiu durante a pandemia. (Foto: Eduardo Macarios)

O sistema de som implementado também tem vantagens. Ele potencializa o conforto sonoro de quem aprecia a refeição, ao mesmo tempo que os ruídos são minimizados e o conforto aumenta, o mesmo sistema de som permite que atrações musicais se apresentem no local. “Tudo foi pensado para que o cliente possa ter uma experiência diferenciada. Esse é o motivo de termos investido em detalhes que impactam no conforto de quem vem jantar no restaurante”, conta Chupil.

O DUQ funciona de terça a sábado a partir das 19h, com capacidade para 65 pessoas. Nas segundas-feiras e no almoço, o restaurante abre para eventos.

Projeto arquitetônico do DUQ tem assinatura do escritório Arch.feel. (Foto: Eduardo Macarios)

Serviço

Onde:  Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 360 – Centro
Horários: de terça a sábado, a partir das 19h
Informações e reservas: (41) 98854-4751

Deixe um comentário