Tá liberado comer pinhão! Aproveita e testa aí essa receitinha de bobó de pinhão do delicioso Veg e Lev
No dia 1º de abril foi liberada a colheita e venda do pinhão, típico fruto do Paraná que é paixão nacional. Para explorar o insumo tão saboroso e precioso, o chef Douglas Beckert do restaurante Veg e Lev criou um Bobó de Pinhão – uma releitura do prato tipicamente brasileiro, em versão vegana, e que foi servido no Gastronomix, realizado nos dias 7 e 8 de abril. Agora, ele compartilha com a gente essa deliciosa receita.
Receita de Bobó de Pinhão
Rendimento: seis porções.
- 1,5 kg de abóbora moranga
- 1 cebola branca média, cortada em cubos
- 300g de cenoura, cortada em cubos
- 1 dente de alho pequeno, picadinho
- 500g de mandioca descascada
- 300g de tomate
- 50g de alho poró, picadinho
- 1kg de pinhão
- 100 ml de leite de coco
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 1 pimenta dedo de moça pequena
- coentro fresco a gosto
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 400 ml de molho de tomate
- 1 colher de café de azeite de dendê
Modo de preparo
Cozinhe a mandioca até ficar bem macia. Depois que estiver cozida, retire da panela e deixe esfriar um pouco até que consiga retirar o fio da mandioca. Coloque o pinhão para cozinhar até ficar al dente.
Aqueça uma panela média e com fundo grosso e adicione o azeite de oliva e, em seguida, acrescente a cebola e deixe murchar, depois acrescente o alho, alho poró e a abobora e deixe refogar até que a abobora começar a amolecer. Acrescente a pimenta dedo de moça, o tomate e o azeite de dendê, deixe refogar por mais uns dois minutos, tampe a panela e desligue.
Feito isso, acrescente a mandioca, o leite de coco, molho de tomate e o sal, misture bem e, com o auxílio de um mixer, processe tudo até formar um creme. Por fim, adicione o pinhão cortado ao meio no sentido do comprimento ou da forma que achar melhor. Finalize com coentro picado. Bom apetite! <3