Um mergulho no grande mercado da gastronomia
Há oito anos, lançamos o Prêmio TOPVIEW de Gastronomia, dando início a uma tradição de reconhecimento e celebração daquilo que fazemos de melhor na cozinha paranaense. Desde então, a cada ano, inventamos uma forma de comemorar, sempre envolvendo milhares de pessoas, desde os candidatos às categorias premiadas, passando pelos jurados especialmente convidados para fazer as indicações, até o voto popular dos apreciadores da boa mesa. Patrocinadores e apoiadores vêm conosco e também participam dessa jornada.
Não pulamos nem a pandemia da Covid-19, que tantos estragos fez nesse segmento da economia, ao mesmo tempo em que produziu grandes exemplos de superação e reinvenção. Os empreendedores se empenharam para sobreviver, mas não só: prestaram inestimável serviço a uma população confinada, que precisava de comida para alimentar o corpo e o espírito.
Com o tempo, fomos ampliando nossa relação com esse universo e incluímos na nossa grade de produções locais vários programas sobre gastronomia. Falo de sucessos como o reality show A Batalha de Receitas, que reunia famílias em desafios sobre o melhor prato caseiro, com duas edições muito prestigiadas na RICtv RecordTV. Outro reality que tem aquecido as nossas tardes de sábado é o Domando o Fogo, em que profissionais reconhecidos em diferentes áreas disputam o prêmio de mestre da carne na brasa. Também produzimos o Você é o Chef, que traz ainda uma edição Médicos, destacando as melhores opções de alimentação saudável.
Somos assumidamente apaixonados por um setor que, mais do que transformar a cozinha em expressão de arte, é fundamental para a economia do país. Não custa lembrar dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) que apontam essa grandeza: o mercado brasileiro de food service é o 5o maior do mundo, com um gasto per capita de R$ 2,2 mil por ano e muito espaço para crescer.
Movidos pela paixão, neste ano, resolvemos ampliar a presença do Grupo Ric na mesa dos
paranaenses, fazendo uma verdadeira imersão no mundo gastronômico, com duas novidades que vão entrar para o calendário. Lançamos o Festival Gastronômico de Curitiba, realizado de 8 de setembro a 1 de outubro, e o Festival Primavera Sabor & Som, que será realizado no ano que vem. São duas iniciativas vencedoras para um mercado que mostra ser um dos mais importantes do país.
O Festival Gastronômico de Curitiba nasceu grande, com 52 operações de 40 marcas, oferecendo cardápio e preço fixo. Ele veio para ficar e para levar o público a conhecer novas experiências de sabor, movimentando o salão e o faturamento dos restaurantes. Estamos fazendo um grande investimento de mídia, para divulgar na TV, no rádio e nos meios digitais o que há de bom no almoço e no jantar.
Já o Festival Primavera Sabor & Som foi concebido como o grande encontro entre gastronomia e música, com uma programação para reunir as famílias em uma programação que incluirá shows nacionais e locais, além de consagradas operações gastronômicas.
Tudo o que estamos realizando transcende os limites da cozinha e da mesa de refeições. A gastronomia é, hoje, uma das principais atividades da economia criativa. Ao talento e às técnicas do forno e fogão, ela soma cultura e tecnologia. Uma boa receita só vira refeição depois de movimentar uma enorme cadeia de produção, que envolve desde as lavouras e a indústria de alimentos até a formação profissionalizante de chefs, garçons, auxiliares, gestores, designers, comunicadores…
O prato que enche os olhos e o estômago é a peça final de um jogo que gera 6 milhões de empregos em 1 milhão de negócios Brasil afora. Sem falar no turismo que ele promove e incentiva. É por isso que estamos empenhando nossa competência e nossas marcas para apostar na gastronomia e em tudo o que ela representa para a nossa gente.
*Matéria originalmente publicada na edição #279+281 da revista TOPVIEW.