ESTILO GASTRONOMIA

Pratos para cozinhar no inverno: aprenda a fazer o Molise, risoto de cogumelos

Com mix de cogumelos e filé mignon angus, o Molise é um dos pratos mais pedidos durante o inverno no restaurante Villa d'Ozio, na Praia Brava de Itajaí, em Santa Catarina

Com referência na gastronomia italiana mediterrânea, o hotel Villa d’Ozio, na Praia Brava de Itajaí, em Santa Catarina, conta com restaurante próprio aberto ao público e pratos com assinatura do chef Duba, renomado no cenário catarinense. Entre as famosas delícias do restaurante, um dos pratos de sucesso é o Molise, um risoto de cogumelos com filé mignon angus, com destaque à pasta fungi feita com cogumelos porcini, ingrediente encontrado em locais de baixa temperatura, como na serra catarinense. O prato é um dos mais pedidos no inverno.

“A cozinha do Villa d’Ozio é um capítulo à parte. São mais de 30 pratos, entre entradas, pratos principais e sobremesas. Ela é repleta de personalidade, com a preparação de modo 100% artesanal, como pães de fermentação natural, além de alimentos frescos e, sempre que possível, procedentes de fornecedores locais. E em todo o menu, isso inclui o Molise, que é sucesso. O chef Duba traz o seu toque e conhecimento de anos de profissão, além de trazer harmonização com vinhos seletos que temos disponíveis”, conta o gerente do Villa d’Ozio, Gustavo Freitas. 

LEIA TAMBÉM: Grés Gastronomia & Empório lança menu exclusivo para servir nas noites curitibanas

Risoto de cogumelos com mignon angus (Foto: divulgação)

Aprenda a receita de risoto de cogumelos com mignon angus para fazer em casa

Ingredientes

50g de arroz arbóreo

200g de mignon Angus fresco

1/2 cebola

150ml de vinho branco

1 litro de caldo de legumes (feito preferencialmente com legumes frescos)

100g de cogumelos frescos (paris, shiitake e shimeji)

50g de cogumelo porcini seco

Manteiga

Queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Inicialmente hidrate os cogumelos porcini em 150ml de vinho branco levemente aquecido. Em seguida, processe até obter uma pasta homogênea. Reserve.

Em uma panela, ferva água com legumes da sua preferência e em pedaços grandes. Deixe ferver por cerca de 30 minutos, coe e reserve o caldo. Em outra panela, aqueça um pouco de manteiga e refogue a cebola cortada em cubinhos e também os cogumelos frescos (paris, shiitake e shimeji). 

Acrescente o arroz arbóreo e o caldo de legumes na panela com a cebola e os cogumelos, refogue, mexendo constantemente, até os grãos ficarem levemente tostados. Despeje a pasta de cogumelo porcini seco hidratado em vinho branco e mexa até que seja absorvida pelo arroz. Continue esse processo até o arroz estar quase no ponto. 

Enquanto o arroz cozinha, tempere o mignon angus com temperos a gosto. Em uma frigideira quente, sele o mignon de todos os lados até que esteja dourado. Finalize o mignon no forno, ajustando o tempo de acordo com o ponto desejado.

Por fim, sirva o risoto de cogumelos em um prato individual, coloque o mignon angus por cima do risoto e finalize com manteiga e parmesão. Sirva em seguida.

“Um dos ‘toques’ que demos a esse prato é justamente a pasta de cogumelo seco, que traz muito aroma e cores bem características ao prato. Para quem gosta de filé mignon com risoto de cogumelos é um deleite”, completa o chef.

Rendimento

1 porção individual

Vinhos para harmonizar

Para harmonizar com o prato, a recomendação do chef é o vinho italiano Nero d’Avola Borgo, disponível no Villa d’Ozio. Com grande presença do sabor da fruta, uma das mais cultivadas na Sicília, na Itália, a característica deste e dos vinhos italianos é terem acidez, e esta opção contrasta com a textura do risoto. Outra sugestão é o vinho argentino Amalaya Malbec, também com acidez presente por conta da sua produção a mais de 1,5 mil metros acima do nível do mar.

Deixe um comentário