O sabor do bem
Em um cenário em que solidariedade e qualificação profissional se encontram, o Instituto Supera, por meio do Supera Gastronomia, muda vidas e perspectivas desde fevereiro de 2023. Idealizado como um ateliê de padaria e confeitaria social, o projeto visa capacitar pessoas desempregadas no ofício da gastronomia, oferecendo um caminho prático e produtivo para o mercado de trabalho.
Sob a orientação da chef pâtissier Vanessa Castilho, formada pela renomada escola Le Cordon Bleu, os alunos do programa recebem um aprendizado completo, que vai da teoria à prática
diária, ao produzirem pães e doces como parte de sua formação. Andrea Koppe, presidente do Instituto Supera, explica que o objetivo vai além da capacitação: “Nós temos uma missão importante para o combate da insegurança alimentar na comunidade de Curitiba e Região Metropolitana.
Doamos parte da produção para instituições sociais que trabalham no combate à fome.” Essa atuação dupla, de ensinar uma profissão e colaborar com a segurança alimentar, faz com que o Supera Gastronomia seja um espaço em que aprender é sinônimo de servir.
A estrutura oferecida pelo instituto inclui desde o transporte até uma cesta básica, além de um incentivo financeiro pela produção realizada. Isso permite que os participantes possam se dedicar ao curso sem comprometer o sustento de suas famílias, um diferencial que, segundo Andrea, é essencial para manter a frequência e o engajamento dos alunos. “É uma grande satisfação quando conseguimos ver nossos participantes encontrando emprego formal ou até se aventurando no empreendedorismo.
Isso nos traz o combustível necessário para ampliar o programa”, afirma. Para sustentar suas atividades, o Supera Gastronomia alia sua missão social a uma solução comercial. Empresas parceiras encomendam coffee breaks e brindes ao instituto, cuja receita ajuda a manter o projeto em funcionamento e a financiar ações como a doação de pães.
Além disso, os recursos arrecadados com as vendas foram recentemente empregados em um gesto extraordinário de apoio a um aluno, que pôde realizar uma cirurgia ortopédica necessária para sua recuperação plena e para sua reintegração ao mercado de trabalho como padeiro. No Supera Gastronomia, o forno nunca para e cada pão é feito com propósito. A gastronomia, aqui, é um instrumento de transformação social, em que cada fornada representa uma oportunidade para aqueles que buscam uma segunda chance.
*Matéria publicada originalmente na edição #295 da TOPVIEW.