Explosión latina: 7 lugares com a pegada caliente em Curitiba, para bailar e picar ?
Não é de hoje que a culinária mais carregada nos temperos entrou pra lista dos cardápios favoritos dos brasileiros. A novidade é que o universo latino está tomando conta de Curitiba, com drinques, músicas, decorações e ambientes caprichados, que remetem a muitos países hermanos. Atentos a isso, decidimos reunir neste post os lugares com pegada caliente que invadem as ruas da cidade e trazem um pouco de cada país da América Latina para mais perto da gente. Explore conosco os 7 lugares que fazem parte desse boom latino!
Curitiba: una explosión latina
Abrindo as portas em março, no coração da Trajano Reis, o Little Havana foi uma ideia que surgiu após a imersão do sócio-proprietário, Henrique Steffen, em viagens pelo continente. O bar tem os dois pés na cultura cubana e caribenha, conforme explica Henrique, que idealizou a proposta.
“É um conjunto entre atmosfera simples, alegre e colorida com os preços honestos. Temos uma carta de rum com mais de 30 opções do mundo todo”, completa. E a música é um dos grandes destaques – e casa perfeitamente com a maior variedade de rum na cidade. Os ritmos latinos mais raiz são o ponto alto das noites no Little Havana de sexta à domingo, com as bandas El Merekumbé, Alohabana e Sensación Latina – e um som que vai do merengue até o ritmo-sensação, reggaeton.
Ainda mais recente, inaugurado nesse mês, o Soy Latino!, de Arnaldo Belotto, já conquistou o corazón de muita gente na capital com seus cartazes de cumbia (música típica da Colômbia) e a decoração com personalidades latinas. Com Argentina e Uruguai predominantes, o conceito latino para Arnaldo “é tornar qualquer ambiente passível de festa e extremamente receptivo”. Da cidade de Rosário, o chef argentino Ricardo Arza tirou a inspiração do cardápio volante que traz as famosas empanadas argentinas e os “panchos”, um tipo de cachorro-quente uruguaio – pratos que já caíram no gosto dos clientes. Mas tem muito mais ainda. Veja só!
Sete lugares com conceito latino em Curitiba
Soy Latino!
O estabelecimento recém-inaugurado traz as culinárias argentina, peruana e chilena, além de uma forte carta de drinques. No bar você encontrará o Pisco Sour (albumina, suco de limão e pisco) e Chilcano (ginger ale, pisco, suco de limão e gotas de angostura); para comer há empanadas argentinas e pancho com linguiça artesanal vegana ou de carne, maionese de abacate, picles de cebola roxa, chimichurri e queijo gratinado com maçarico.
Onde: Alameda Júlia da Costa, 93. Mais pelo Facebook.
Little Havana
Como já descrito por Henrique Steffen, o bar cubano se destaca pela simpatia. O cardápio estrangeiro é um dos grandes diferenciais, as empanadas são fornecidas por pessoas dos países como Chile, Argentina e Colômbia. Com uma área reservada para aniversários, o bar tem uma churrasqueira sem custo para aluguel em que o cliente pode, inclusive, levar sua carne. Para finalizar, uma argentina integra a equipe de bartenders, que faz os famosos Mojitos e Daiquiris da casa. Quer originalidade maior?!
Onde: Rua Trajano Reis, 131. Mais pelo Facebook.
Botanique Cafe Bar Plantas
Com o casamento da comida e dos drinques do bar Negrita com as plantas decorativas da Borealis, Curitiba ganhou um ambiente aconchegante e muito querido, com um conceito latino também! Entre os pratos que fazem parte do cardápio você encontra empanadas, bocadillos e coquetéis com tequila, rum e conhaque. E claro, para se sentir ainda mais acolhido pela cultura dos nossos vizinhos, alguns dos atendentes têm origem estrangeira.
Onde: Rua Brigadeiro Franco, 1193.
La Santa
Com duas sedes, o La Santa já tem seu público certo na cidade. Trabalhando com a culinária mexicana no melhor estilo picante, o bar traz nachos, chorizos e os tacos e burritos que podem ser montados a seu gosto. No bar, sobram opções de cerveja e os Disparitos, shots elaborados especialmente para os clientes.
Onde: Rua Paula Gomes, 485/Rua Brigadeiro Franco, 1079. Mais pelo Facebook La Santa Paula Gomes e La Santa Brigadeiro Franco.
Paradis Club
A festa “Caliente!” de uma das mais conhecidas baladas da capital é referência quando o assunto é música latina, completando já quatro anos nas noites curitibanas, com drinques já favoritos do público, como o “El Jimador”. Toca na festa o melhor da musicalidade do continente como Boogaloo, Mambo, Cumbia, Salsa, Latin Soul e Reggaeton. Para saber quando as caveiras mexicanas voltam para a casa, acompanhe as redes sociais da “Caliente!”.
Onde: Rua Paula Gomes, 306.
Fidel
No Centro Histórico de Curitiba, o Fidel Bar recorre à temática das revoluções da América Latina. O que não faltam no bar são opções saborosas para degustar, como o famoso ceviche, nachos e as flautitas mexicanas (foto). Promove também muitos eventos que incentivam a musicalidade latina.
Onde: Avenida Jaime Reis, 320. Mais pelo Facebook.
Taco El Pancho
Uma boa opção de happy hour latino no Batel é o Taco El Pancho, que serve pratos típicos mexicanos. A tequila é uma ótima pedida para entrar no clima também.
Onde: Rua Bispo Dom José, 2295. Mais informações pelo Facebook.
E aí, já foi em algum deles? Deixe nos comentários o seu cantinho latino favorito!