ESTILO GASTRONOMIA

Leite vegetal: os prós e contras de consumi-los

São várias possibilidades e opções para alérgicos ao leite animal. Desmembramos as principais delas e ensinamos como consumi-las

Dietas naturais já caíram no gosto de muita gente e opções saudáveis de alimentos já conhecidos ganharam os nossos corações. O leite é um deles. Seja por intolerância, restrições ou apenas por não quer ingerir algo de origem animal, os leites vegetais passaram a integrar as prateleiras de supermercados e receitas para fazê-los em casa tomaram conta da internet.

Mas por quê?

Eles realmente são mais benéficos que o leite de vaca ou são apenas mais um dos modismos que vemos por aí?

Soja, arroz, aveia ou castanha. O leite vegetal pode ser feito com diversas bases e cada um tem um benefício diferente. Livre de lactose, a opção vegetal facilita a digestão, já que é rica em fibras e tem baixo teor de gorduras. Outro ponto positivo é o baixo índice glicêmico, além de não possuir colesterol. Assim, evita o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e promove maior saciedade.

Por ser feito com vegetais, esse tipo de leite é bem nutritivo e conta com algumas vitaminas como A e D, além de ser fonte de potássio e zinco. Mas cada vegetal tem seus benefícios e nutrientes próprios. É preciso sempre estar atento na embalagem, já que algumas opções podem conter glúten ou alta quantidade de açúcar. Outra atenção é verificar se a pessoa que vai ingerir o leite não tem alergia ao vegetal base, como castanha ou amêndoas. Mas também é possível fazer a própria bebida em casa e estar certo da procedência dos ingredientes. Saiba mais sobre alguns tipos da bebida natural e saudável.

Veja também: guia da comida saudável

Cinco leites vegetais e seus benefícios

Soja

Feito a partir do grão de soja moído, a opção não tem colesterol e facilita a digestão. Além disso, é fonte de magnésio e possui muita proteína. Com nutrientes equilibrados, a opção vegetal mais conhecida ajuda na revitalização e regeneração das células.

Arroz

O leito é feito com a base moída, cozida e fermentada e o melhor: não contém glúten! Apesar de ser rico em vitaminas do complexo B, a opção tem bastante carboidrato e pouca proteína. Mesmo assim, possui poucas calorias e ajuda na produção de serotonina (aquele hormônio que nos dá a sensação de bem-estar). Por fim, ele ainda é desintoxicante!

Aveia

O leite de aveia pode ser considerado o rei do cálcio! Além disso, é fonte de fibras – o que garante a saciedade – e de energia. Ele ainda melhora a qualidade do sono, graças à fitomelatoniana encontrada. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Para fazer em casa, basta deixar a aveia de molho, bater em um liquidificador e coar com peneira. Não esqueça que a opção contém glúten.

Castanha

A opção estimula o hormônio do crescimento e pode ser uma boa alternativa para crianças. Como possui muitas oleaginosas, ele pode causar intoxicação, então seu consumo deve ser moderado.

Coco

Feito com água e polpa do coco, ele é fonte de gordura boa e diminui o colesterol ruim (LDL). Por mais que seja calórico, ele regula a saciedade – o que faz com que a pessoa coma menos. Para fazer em casa, bata a polpa no liquidificador com água e coe.

Deixe um comentário