Conheça os melhores restaurantes para se deliciar em Portugal - TOPVIEW

Conheça os melhores restaurantes para se deliciar em Portugal

Comida sofisticada, premiada, de rua e até os deliciosos doces portugueses. Confira 20 lugares para se deliciar com a gastronomia em Portugal

387 0
Compartilhe

Além do idioma em comum, Portugal tem muita história, uma rica cultura e belíssimas paisagens que atraem os brasileiros. Outro fator que desperta o interesse dos turistas é a possibilidade de apreciar a riquíssima gastronomia em Portugal, que combina frutos do mar, legumes e os tradicionais azeites, vinhos e azeitonas produzidos no país – também conhecido pelos pães e doces de encher os olhos.

Listamos a seguir 20 lugares para comer em Portugal – desde os mais renomados restaurantes até tradicionais confeitarias pra você conhecer cada pedacinho (e sabor) do país europeu.

Os premiados

1. Ocean, Porches: duas estrelas Michelin

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“He is always looking for sustainable ways of serving local produce from fish to vegetables and meat which are mostly grown from the resort’s own farm. But he is also aware of the need and importance to help local producers because only by building an eco-system can things ultimately improve.” Find out more on the inspiration behind Hans Neuner’s cooking on @foodandwinegazette review of Ocean. (Link in bio!) . . . 📷 @foodandwinegazette #oceanrestaurant #vilavitaparc #finedining #algarve #portugal #gourmet #michelinguide #michelinstars #leadinghotels #luxury #luxuryresort #foodies #gastronomy #MyStoryWithMichelin

Uma publicação compartilhada por Ocean Restaurant (@restauranteocean) em

É o restaurante de fine dining do hotel Vila Vita, no bairro de Alporchinhos, na região do Algarve. Com vista para o oceano atlântico, a bela e elegante decoração é inspirada no mar e nos corais. O restaurante, comandado pelo chef austríaco Hans Neuner, é um dos poucos de Portugal a conquistar duas estrelas Michelin. A carta de vinhos conta com mais de 500 títulos nacionais e importados e o menu oferece pratos da gastronomia em Portugal como o polvo com natas ácidas e o tradicional frango piri-piri (churrasco de frango à portuguesa).

2.Vila Joya, Albufeira: localização paradisíaca

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

BILLECART-SALMON KIWI | RASPBERRY by Dieter Koschina @vilajoya @champagne_billecart_salmon DEMI-SEC #desserts #vilajoya #dieterkoschina #sweet #tasteslikeparadise #finale

Uma publicação compartilhada por Vila Joya (@vilajoya) em

O Vila Joya está localizado no hotel de mesmo nome em Albufeira. Segundo o chef Dieter Koschina, seu sucesso se deve também à localização paradisíaca, próxima a produtos frescos vindos do mar diariamente. Segundo o guia Michelin, o chef reinterpreta pratos clássicos da culinária européia e, a cada dia, serve criações diferentes, segundo os produtos da época. Já o Vila Joya Sea é um anexo do restaurante à beira-mar, com capacidade exclusiva para 25 pessoas e serve petiscos e coquetéis.

3. Il Gallo D’oro, Ilha da Madeira: sabores da ilha

O Il Gallo D’oro também está dentro de um hotel: o cinco estrelas The Cliff Bay, no Funchal, Ilha da Madeira. O cardápio, assinado pelo francês Benoît Sinthon, tem pratos como a Surpresa de Banana DOP, uma compilação de sabores da ilha da Madeira: banana, maracujá e bolo de mel. Os pratos são caracterizados pela frescura dos ingredientes e pela variedade de sabores da ilha, local conhecido por ser a terra natal do craque Cristiano Ronaldo.

4. Alma, Lisboa: duas estrelas Michelin

Com duas estrelas Michelin, define-se como fine dining: cozinha autoral, servida informalmente em um ambiente sofisticado. O chef Henrique Sá Pessoa preparou um menu degustação com cinco pratos, incluindo o tradicional bacalhau da gastronomia em Portugal acompanhado de pão, caldo de bacalhau e coentro e um foie gras que leva maçã, granola, beterraba e café. Imperdível!

5. Belcanto, Lisboa: Comfort Food

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mergulho no mar: robalo com algas e bivalves. // Dip in the sea: sea bass with seaweed and bivalves. #belcanto #joseavillez #lisboa #lisbon #portugal #michelin #50bestrestaurants ☎️ Reservas: +351 213 420 607

Uma publicação compartilhada por Belcanto (@belcanto_joseavillez) em

Também no centro histórico de Lisboa, o restaurante foi o primeiro a obter o título de duas estrelas Michelin, em 2014, na capital portuguesa. Composto apenas por dez mesas, o chefe José Avillez oferece o melhor da culinária portuguesa com muitos frutos do mar e carne suína, várias opções de comfort food. Os dois menus degustação oferecem, segundo o restaurante, o itinerário de uma viagem inesquecível.

6. The Yeatman, Porto: Ah, o doce vinho

Com cenário panorâmico da belíssima cidade do Porto, o restaurante do hotel The Yeatman apresenta os tradicionais sabores da gastronomia em Portugal combinados em um estilo contemporâneo. O menu degustação do chef Ricardo Costa combina os pratos com vinhos de todas as regiões do país.

O melhor da baixa gastronomia

7. Tappas Caffé, Porto

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quem é o teu date para hoje? 💛 PS- Não os identifiques publicamente

Uma publicação compartilhada por Tappas Caffé (@tappas_caffe) em

A especialidade do Tappas Caffé são as francesinhas assadas em forno à lenha, o que acrescenta uma leve crocância ao prato super tradicional: trata-se de um sanduíche que vale por uma refeição de rua (MUITO) calórica, composto por pão de forma recheado com diferentes tipos de carne, linguiça e embutidos. Para finalizar, ele é envolvido em fatias de queijo derretido, banhado em um molho especial e finalizado com um ovo. Normalmente, vem acompanhado de batatas fritas, portanto, preserve sua fome para a francesinha.

8. Yuko Tavern, Porto: rusticidade cênica

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para abrir o apetite!! #yukotavern #porto #historia #30anos #francesinha #superbock

Uma publicação compartilhada por Yuko Tavern (@yukotavern) em

Servida em 5 variedades – da casa, da casa com ovo, tradicional, tradicional com ovo e em pão de cachorro – a francesinha da Yuko Tavern é a preferida dos usuários do TripAdvisor. O ambiente é rústico, com paredes de pedra com ferramentas penduradas, e também é possível saborear uma sangria ou deliciosas sobremesas.

9. Café Santiago, Porto: artesanal

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Por altura do S. Martinho Não há que enganar Francesinha com bom vinho E castanhas a acompanhar #cafesantiago #francesinhasantiago #porto #saomartinho

Uma publicação compartilhada por Café Santiago (@cafe_santiago) em

A francesinha Santiago é referência no país. Sem chefs, a cozinha do restaurante que também serve porções e caldos é composta por mulheres que aprenderam a arte da gastronomia em Portugal já na família. Lá, tudo é feito de forma artesanal e clássica, e o molho especial da francesinha é um segredo que a família guarda a sete chaves.

10. Casa Guedes, Porto: receita de família

É conhecida não pela francesinha, mas pelo delicioso sanduíche de pernil, outra iguaria também da região do Porto. Por apenas 2.90€, é possível experimentar o famoso sanduíche com queijo da serra e o tradicional pão crocante. No cardápio estão sobremesas com gosto de família, como a mousse de chocolate, rabanada e o queijo da serra com doce de abóbora feitos pela Dª Albertina e pela Dª Augusta.

11. As 7 Maravilhas, Porto: para todos os gostos

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma maravilha: Falafel n’As 7 Maravilhas!

Uma publicação compartilhada por As 7 Maravilhas (@as7maravilhas.porto) em

Com 77 cervejas e cardápio com opções de todo o mundo, As 7 Maravilhas oferece tortas e sobremesas sem glúten e veganas, bem como bolinhos de falafel até currywurst, uma salsicha alemã com molho especial. Uma variedade de petiscos e boas bebidas aguardam os visitantes.

Doces e cafés

12. Majestic, Porto: cenário de filme

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Majestic Cafe (@majestic_cafe) em

Um café com muita Arte Nova (estilo de arquitetura e decoração da década de 1890), o Majestic já foi eleito pelo City Guides como o sexto café mais belo do mundo. Entre os pratos principais, está o tradicional bacalhau à portuguesa com cebola, ovos e batata, e o magret (peito) de pato perfumado. O cardápio é dividido em pequeno almoço (café da manhã), chá das 5, tapas e pratos principais. Entre os doces, está uma sinfonia dos tradicionais, como o pastel de nata e a degustação de sorvetes com sabores selecionados.

13. Confeitaria do bolhão, Porto: de todo o país

Pastelaria é como são chamadas as docerias de Portugal. E na pastelaria da Confeitaria do Bolhão pode-se encontrar doces tradicionais da gastronomia em Portugal, como a Fogaça de Santa Maria da Feira, semifrios (tortas), bolo de São João, etc. Um dos doces característicos do local são as tigelinhas, um bolinho de ovos com amêndoas tostadas. Vale provar!

14. Nata Lisboa: encontro marcado

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Weekend. Time to gather family and friends. We love being there. #pasteldenata #natalisboa #Lisboa #lisbonne #lissabon #lisbon #lisbona #custardtart #instafood #portugueseeggtart #tarts #tart #cake #travel #leisure #nata

Uma publicação compartilhada por NATA Lisboa (@nata_lisboa) em

A Nata Lisboa é uma rede de coffee shops com 22 sedes só em Portugal e lojas em mais 11 países. A especialidade é clara: o tradicional pastel de nata, sempre fresco e quentinho. Além dos pastéis, a franquia também vende gelados artesanais e iogurtes de nata com frutas.

15. Manteigaria, Lisboa: de hora em hora

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Surpreenda os seus colegas de trabalho com uma caixa de Pastéis de Nata da Manteigaria. Garantimos: será eleito o Colega do Mês! #manteigaria #eggtart #delicious #foodie #lisbon #custardtarts

Uma publicação compartilhada por Os Melhores Pastéis de Nata (@manteigaria.oficial) em

Aqui está o pastel de nata preferido dos usuários do TripAdvisor, com certificado de excelência do site. A preparação dos pastéis pode ser acompanhada pelos clientes, que vêm tudo pela parede de vidro. De hora em hora, os doces saem do forno e quem passa pela rua do Loreto e ouve os sinos tocarem já sabe que tem pastel de nata quentinho na Manteigaria.

16. Confeitaria Peixinho, Aveiro: tradição

Os ovos moles de Aveiro também estão na lista de doces tradicionais portugueses. Acredita-se que a receita original tenha surgido em um convento de Aveiro e o local mais tradicional, que serve a iguaria de forma fiel, é a Confeitaria Peixinho. Aberta em 1856, é uma das mais antigas na região. A receita leva ovos e açúcar, formando um creme que é envolvido por uma massa que se assemelha às hóstias da igreja católica, normalmente moldadas em formatos que lembram o mar.

O Famoso Bacalhau

17. Restaurante Laurentina, Lisboa: o número um

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Previsão para este fim-de-semana… Bacalhau Alto Assado à Laurentina! Obrigado pela foto e pela visita @foodie.panda ! #restaurantelaurentina #lisbonrestaurants #timeoutlisboa #bacalhau #amar_lisboa

Uma publicação compartilhada por Laurentina, O Rei do Bacalhau (@restaurantelaurentina) em

Conhecido como “o rei do bacalhau”, o restaurante, além de servir o peixe clássico da gastronomia em Portugal em vários pratos, também é especializado na culinária moçambicana. Primeiro na lista do TripAdvisor, o restaurante conta com música ao vivo e espaço para eventos, atendendo desde 1976. Destaque para o bacalhau lascado (bacalhau assado na brasa com batatas assadas) e a couvada de bacalhau, especialidade da casa.

18. Restaurante D’Bacalhau, Lisboa: para todos os bolsos

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por RestauranteD’Bacalhau (@restaurantedbacalhau) em

Também especializado no preparo de bacalhau, venceu a segunda edição do concurso da melhor patanisca (bolinhos de bacalhau desfiado com trigo) de Lisboa. Com uma bela vista do rio Tejo, serve cerca de 13 variações de bacalhau, que variam de 9€ a 45€ o prato para até 4 pessoas.

19. Esquina da Fé, Lisboa: desde 1984

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Melhor bacalhau de Lisboa!! #bacalhau

Uma publicação compartilhada por Letícia Moraes (@leticiamoraesms) em

O bacalhau à moda do Douro pode ser provado por 8,95€ e ainda são servidos bacalhau à Braz (bacalhau desfiado com ovos, cebola, etc.), especial à minhota (com pimentão e rodelas de batata), no churrasco com azeite quente (assado na brasa) e as pataniscas de bacalhau (bolinhos de bacalhau desfiado com trigo) com arroz. Além do bacalhau, no restaurante que atende desde 1984, um dos preferidos são os bifes recheados com frios e linguiças.

20. A casa do Bacalhau, Lisboa: 25 maneiras

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Adoramos quando os nossos Clientes se sentem em casa. 😌 #repost de @casar0sa #casadobacalhau #toplisbonrestaurants #lisbonlovers #bestlisbon #lisboacool #lisboapontocome #lisbonfoodies #食品 #フード

Uma publicação compartilhada por Restaurante A Casa Do Bacalhau (@acasadobacalhau) em

Localizada no Palácio do Duque de Lafões, em Lisboa, oferece 25 maneiras diferentes de desfrutar o bacalhau e mais de cem marcas de vinhos. O cardápio envolveu uma pesquisa exaustiva para descobrir segredos da gastronomia em Portugal escondidos pelo tempo, que foram combinados em receitas contemporâneas como a feijoada de bacalhau. Está classificada no guia Michelin como uma cozinha de qualidade.

 

Neste Artigo


Converse com a Gente