ESTILO GASTRONOMIA

Curry, páprica e cúrcuma: as diferenças entre cada um e como usá-los

Conheça as diferenças entre essas três especiarias e os diversos benefícios à saúde

Curry, páprica e cúrcuma (ou açafrão). Temperos ricos em cor, sabor, nutrientes e propriedades funcionais ao nosso organismo. São utilizados na preparação de diversos pratos e de maneiras diferentes para dar gosto aos alimentos, mas também como forma de obter todos os benefícios que esses temperos trazem ao nosso corpo. Mas cada um deles tem diferença tanto no sabor quanto nas propriedades. 

Curry

Pela cor amarelo-mostarda pode facilmente ser confundido com a cúrcuma. O curry é um preparo de especiarias composta de outros temperos como cominho, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, noz moscada, açafrão, gengibre, canela em rama, cravo, cardamomo, erva-doce, coentro em grãos e até a própria cúrcuma.

Seu sabor pode variar de leve a picante e deixa um gosto emblemático na comida. Essa especiaria possui quase os mesmos benefícios que a cúrcuma justamente por ter grande concentração dela em sua composição, mas também pode-se citar: purificação do sangue, atuação como anti-inflamatório natural, auxilia a tratar doenças gastrointestinais, melhora a memória, previne doenças cardiovasculares, ajuda na digestão e ainda ajuda a prevenir o sobrepeso.

Cúrcuma

A cúrcuma é utilizada milenarmente não só por ser um excelente tempero, mas pelas suas propriedades altamente eficazes. Essa especiaria é utilizada como remédio natural por possuir propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. É possível encontrar na cúrcuma nutrientes essenciais como proteínas, vitaminas, potássio, sódio, cálcio, ferro, cobre, magnésio e zinco. Outros dos diversos benefícios são: auxiliar no tratamento da diabetes, reduzir colesterol, prevenir Alzheimer e ajudar a manter o peso.

Páprica

A páprica é feita de pimentão, por isso sua cor vermelho forte ou amarela, o que varia é a intensidade e sabor. Esse pode ir do doce suave ao super picante. Fonte de vitamina C, carotenóides e de capsaicina. Portanto, tem propriedades anti-inflamatórias como no tratamento da artrite proporcionando o alivio da dor, auxilia no retardo do envelhecimento celular por sua propriedade antioxidante, melhora a circulação sanguínea e traz benefícios cardiovasculares. Além disso, o tempero é um termogênico natural, ajudando também na perda de peso.

Inclua essas especiarias na sua alimentação e veja como isso pode lhe ajudar a longo prazo.  

Deixe um comentário