ESTILO GASTRONOMIA

Charuto está na moda e é tendência

São muitos os exemplos do mix bem-sucedido entre arte, moda, cultura e charutos

Charuto e moda têm a ver? Tem, e muito. A degustação de um bom puro é um lifestyle presente na sociedade há muitos anos, faz parte da cultura pop e está sempre presente na arte na moda e impacta a nossa vida de inúmeras formas.

Uma marca atemporal – e que tem a sua origem no universo da tabacaria – é a Davidoff, famosa principalmente pelos seus perfumes inebriantes. Zino Davidoff, criador da marca, e sua família eram famosos por serem especialistas em tabacos finos procedentes do Oriente. Na juventude, Davidoff viajou por diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, onde aprendeu muito sobre tabaco, e levou todo esse conhecimento para Genebra, na Suíça. Lá, montou uma tabacaria que se tornou referência mundial e criou toda uma rede de produtos, incluindo deliciosos charutos, óculos e, claro, os perfumes que são hoje um símbolo de status e bom gosto.

Geralmente, as marcas apostam em armazenadores diversos, cortadores e até mesmo estampas relacionadas a esse universo. Uma das marcas mais icônicas do mundo, a Louis Vuitton, tem em seu portfólio um umidor que é puro charme e sofisticação, pela bagatela de US$ 3.300. Para quem não sabe, um umidor é o local no qual se guardam os charutos e deve ter condições adequadas e especiais para manter o sabor e a qualidade.

Umidores e elementos relacionados ao mundo dos charutos do portfólio da grife Louis Vuitton. (Foto: reprodução)

A arte também é profundamente impactada pelos charutos, seja no cinema, na literatura ou nas artes plásticas. Um dos exemplos mais bonitos vem de Frank Stella, um artista plástico contemporâneo e fã devoto de charutos. Seu trabalho abrange pintura, objetos, arte gráfica e projetos arquitetônicos – a fumaça dos puros é uma das mais famosas inspirações para a sua obra. Entre as obras mais emblemáticas, estão as litogravuras, nas quais fotografou a fumaça exalada e coloriu os detalhes, servindo inclusive como base para esculturas e quadros. O amor de Frank Stella pela degustação é tamanho que até a revista Cigar Aficionado dedicou uma matéria sobre o seu processo de trabalho.

Charutos do mês

(Foto: divulgação)

Esperanza Lanceros

País: Nicarágua

Fortaleza: Suave a Média

Preço: 50,00

(Foto: divulgação)

Vegafina Jalapa Short Titan

País: Nicarágua

Fortaleza: Média

Preço: 90,00

(Foto: divulgação)

Bucanero’s Gold Reserva 46 Morteiro

País: Brasil

Fortaleza: Média

Preço: 30,00

*Matéria originalmente publicada na edição #259 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário