ESTILO GASTRONOMIA

5 dicas de programas diferentes para fazer em São Paulo

Indo para São Paulo? Confira uma seleção de lugares para explorar o melhor da capital paulista

São Paulo vai muito além da correria, dos prédios altos e do trânsito intenso. A maior cidade do Brasil também é um caldeirão cultural, gastronômico e criativo, cheio de possibilidades para quem quer explorar experiências fora do comum.

De bares escondidos atrás de cortinas vermelhas a brunchs caprichados em padarias artesanais, a capital paulista tem um universo de atrações que revelam seu lado mais descolado, acolhedor e surpreendente.

LEIA TAMBÉM: Restaurante de hotel em São Paulo celebra as festas de São João nos domingos de junho

Neste guia, reunimos cinco programas diferentes para conhecer São Paulo de um jeito autêntico, comendo e bebendo bem e, de quebra, mergulhando na diversidade que faz dessa cidade um destino inesgotável. 

Beber drinks em um bar escondido

Um bom programa para fazer na cidade é conhecer bares escondidos, os famosos speakeasies. Um deles é o O Carrasco (Rua Costa Carvalho, 84 – Pinheiros), e para acessá-lo é preciso passar por uma cortina vermelha dentro do bar Guilhotina e subir as escadas. O ambiente intimista é perfeito para um encontro e dois, e o menu traz boas pedidas com drinks autorais do bartender Alê D’Agostino. O Butter Tuffees, por exemplo, leva vodka Ketel One, Rum Zacapa 23, redução de aceto com cevada, bitter de toranja e espumante. Já o Oculto Bar (Rua Fidalga, 120 – Vila Madalena) é como o nome indica: sem placas na porta. Ele fica discretamente aninhado sob um imóvel singular na Vila Madalena, que tem um quê de Gaudí com seus arcos e formas orgânicas. A proposta é funcionar a portas fechadas e, para que ela se abra, é preciso informar uma senha. O balcão é comandado pelos bartenders Spencer Amereno e Cris Negreiros, que trouxeram pedidas criativas e autorais como o Gaudí, feito com The Singleton 12, Triple Sec San Basile, limão tahiti, limão cravo, Bitter Aromático n°1 Especiarias e hortelã bicolor.

Butter Tuffees d’O Carrasco (Foto: Rodolfo Regini)

Conhecer bons restaurantes italianos

A cidade de São Paulo tem uma forte influência italiana na gastronomia, devido a imigração em massa que ocorreu entre os séculos XIX e XX. Essa influência reflete até hoje na quantidade de cantinas, trattorias e restaurantes que encontramos pela cidade. Nos Jardins fica a tradicional Osteria Nonna Rosa (Rua Padre João Manuel, 950 – Jardim Paulista), com decoração charmosa. O menu tem pedidas clássicas como a Cotoletta alla Milanese, uma costeleta suína empanada e frita, servida com risoto milanese e limão siciliano. Também nos Jardins, o restaurante Donna (Rua Peixoto Gomide, 1815 – Jardim Paulista) tem um ambiente mais elegante e intimista, perfeito para um jantar a dois. A casa tem cardápio assinado pelo chef André Mifano, que revisita a cozinha clássica italiana à sua moda. É o caso do espaguete fresco em manteiga cremosa com bottarga defumada, gema de ovo e ovas de mujol.

são paulo
Nonna Rosa. (Foto: Raul da Moto)

Conhecer os restaurantes do Mercado de Pinheiros

O bairro de Pinheiros esconde boas surpresas em São Paulo. Na Rua Pedro Cristi, está localizado o Mercado de Pinheiros. Inaugurado em 10 de agosto de 1910, o local já foi conhecido como o “mercado dos caipiras”. Hoje, além das lojas, hortifrutis, peixarias, há bons restaurantes.

Para começar bem o dia, a Feliciana Pães e Outras Histórias (Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros) é uma padaria artesanal focada em fermentação lenta. Além dos pães, fazem sucesso os doces, quitutes como pão de queijo e sanduíches como o Nhô Croque, uma versão com ingredientes brasileiros do croque monsieur. Para o almoço, o Manduque Massas e Maçãs (Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros) lembra uma taverna italiana com suas massas e molhos frescos. A chef Mari Adania trouxe boas criações para o menu, como o Caramelle, uma massa recheada com queijo de cabra e maçãs cozidas no hidromel, finalizada na manteiga tostada. Para quem prefere pedidas grelhadas, o Azur do Mar (Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros) é um restaurante especializado em peixes e frutos do mar na parrilla. À frente da cozinha, o chef Fábio Sinbo prepara delícias como a Parrillada do Mar, com camarões, lula, polvo e mexilhões grelhados e finalizados com manteiga de alho e ervas.

Manduque. (Foto: Elvis Fernandes)

Brunch para começar o dia cheio de energia

São Paulo oferece ótimos endereços para um café da manhã reforçado. A experiência vem fazendo cada vez mais sucesso e é uma boa oportunidade para se esbaldar com comidinhas saborosas. Uma opção tradicional é a padaria artesanal PÃO, referência em fermentação natural e que aposta nos ingredientes orgânicos e de produtores locais. As estrelas da casa são os pães, mas o cardápio também traz uma variedade de delícias que vão bem em qualquer hora do dia. Nos fins de semana e feriados, oferece uma farta Mesa de Café da Manhã com pães artesanais de fermentação lenta, ovos mexidos, geleia caseira, requeijão, sucos, frutas frescas e bebidas quentes.

Também especializada em fermentação natural, a Forneria & Cia trabalha com farinhas selecionadas e possui um ambiente acolhedor ideal para encontrar os amigos. Para um café da manhã de respeito, vale começar com um tradicional café coado acompanhado de um misto quente com crosta de parmesão ou um pão de queijo. Para complementar, uma boa pedida é o cinnamon roll com praliné de pistache. Além das delícias artesanais, a marca Tchocolath ainda possui uma cafeteria própria e lançou recentemente um cardápio especial de brunch. Entre as novidades, vale experimentar a Tosta de Grelhado de abobrinha e tomate, servida no pão de fermentação lenta com mussarela de búfala, manjericão e melado de cacau.

são paulo
Brunch do Tchocolath. (Foto: Tadeu Brunelli)

Conhecer casas recomendadas pelo Guia Michelin

Para quem valoriza uma experiência gastronômica diferenciada, conhecer restaurantes recomendados pelo Guia Michelin é quase um ritual. Mais do que bons pratos, essas casas entregam excelência em cada detalhe, do atendimento à apresentação, da técnica ao sabor. São lugares que traduzem o alto nível da cena culinária paulistana e merecem estar no roteiro de quem busca comer bem. Entre os destaques está o Marena Cucina (Rua Pais de Araújo, 138 – Itaim Bibi), aberto em dezembro de 2024 e já recomendado pelo guia. Inspirado na atmosfera rústica e acolhedora da região da Puglia, o restaurante combina elegância e conforto com uma cozinha que valoriza ingredientes e preparos artesanais. Uma das estrelas do menu é o Tagliolini Marena, feita com massa fresca, camarão, polvo, lula e pomodorini.

Já o Ama.zo Peruano (Avenida Higienópolis, 618 – Higienópolis) é ideal para quem procura uma experiência diferente. Com vegetação exuberante e jabuticabeiras espalhadas pelo endereço, tem cozinha comandada pelo chef Enrique Paredes, que apresenta pratos de visual impecável e sabores vibrantes, misturando ingredientes brasileiros e peruanos. Uma ótima pedida para começar é o Cebiche y Cacau, com leche de tigre de mucilago de cacau, ají amarillo, cacau 100% e formigas.

Fechando a seleção, o Varanda D.inner (Rua Prudente Correia, 432 – Jardim Europa) oferece uma experiência sofisticada, com cozinha autoral do chef Fábio Lazzarini. A casa aposta em pratos bem elaborados e nos melhores cortes de carne, servidos em um ambiente intimista e acolhedor. Entre os destaques está a rabada de wagyu, cozida lentamente e servida com polenta mole e agrião.

são paulo
Marena Cucina. (Foto: Daniel Cancini)

Deixe um comentário