Filme de Lauro Escorel viaja pela história da fotografia no Brasil - TOPVIEW

Filme de Lauro Escorel viaja pela história da fotografia no Brasil

A exibição é na Quarta do Cinema, dia 14 de outubro

Compartilhe

Em 1840, um padre francês desembarcou no Brasil com sua câmera e chapas de vidro. Ali, era o início da história da fotografia no país, que em pouco tempo ganharia entusiastas de peso como Dom Pedro II. Já no século XX, Mario de Andrade, outro apaixonado por fotografia, criou o termo “Fotografação”, que, no século XXI, viria a ser o nome do primeiro documentário em longa-metragem de Lauro Escorel, a ser exibido no Curta!.

Narrado em primeira pessoa, pelo próprio Escorel, “Fotografação” discute a representação do Brasil através do tempo e do trabalho de diversos fotógrafos, e chega aos dias atuais, refletindo sobre o impacto da fotografia digital na sociedade e no cotidiano da profissão. Embora o filme fale de memórias da fotografia, trata-se de um longa conectado ao presente, pensando sobre um grande paradigma da foto atual: a selfie.

São vários os profissionais abordados pelo longa, que contribuem com lindas imagens e com importantes considerações. Entre eles, estão Boris Kossoy, Luiz Carlos Barreto, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Marc Ferrez, Hildegard Rosenthal e José Medeiros. A exibição é na Quarta do Cinema, 14/10, às 22h10.

In this article

Join the Conversation