ESTILO

Filme brasileiro “Segredos do Putumayo” é selecionado para o principal festival da Irlanda

Galway Film Fleadh exibirá o documentário de Aurélio Michiles sobre aquele que é considerado um pioneiro dos inquéritos sobre a violação de direitos humanos, o irlandês Roger Casement (1864-1916)

O filme “Segredos do Putumayo”, dirigido por Aurélio Michiles, é um dos destaques do festival irlandês Galway Film Fleadh que acontece entre os dias 20 e 25 de julho. Ainda inédito nos cinemas brasileiros, conta com a distribuição global da O2 Play (leia mais abaixo).

“Segredos do Putumayo” retrata a investigação feita pelo irlandês Roger Casement, então Cônsul Britânico no Brasil, sobre os assassinatos de 30 mil índios mantidos em regime de escravidão para coletar toneladas de borracha. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo astro Stephen Rea, indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1993 (e conhecido pelo público nos sucessos “V de Vingança”, “Entrevista com o Vampiro” e “Traídos pelo Desejo”).

O filme teve locações na Colômbia, nos arredores de Tabatinga e Manaus entre os meses de abril e maio de 2019.

Foram colhidos depoimentos de indígenas Bora, Uitoto e Okaina e Muinane, que perderam no início do século XX, 30 mil dos seus ancestrais.

“Segredos do Putumayo” também apresenta depoimentos do historiador Angus Mitchell que publicou em 1997 o inédito “Diário da Amazônia” escrito por Roger Casement durante seu inquérito no Putumayo, e do escritor amazonense Milton Hatoum.

Em Cannes

A equipe da O2 Play vai apresentar “Segredos do Putumayo” para compradores internacionais no Marché du film de Cannes, que acontece até o próximo dia 15 de julho em formato virtual e em conjunto ao Festival de Cinema de Cannes, um dos mais importantes do mundo.

Participam das negociações o diretor da O2 Play, Igor Kupstas e Lidia Damatto, responsável pelo departamento internacional de vendas da distribuidora. O documentário de Aurélio Michiles tem sido elogiado por cineastas como Walter Salles e Fernando Meirelles.

Confira o trailer: 

Deixe um comentário