ESTILO

Faculdade paulistana oferece estudo aprofundado sobre Beethoven nesta sexta (15)

Coordenador da área de música da instituição decifra os códigos do compositor alemão a fim de aproximar a música clássica do público em geral

Nesta sexta (15), a partir das 17h, a Faculdade Santa Marcelina convida internautas para palestra on-line gratuita sobre o Concerto para Piano e Orquestra IV-Op 58 de Beethoven, peça clássica que pode ser entendida como precursora da música moderna. O palestrante será Sérgio Molina, compositor, professor e coordenador da área de Música da instituição de ensino. Para acompanhar a apresentação não são necessários conhecimentos musicais ou afinidade com a música clássica. Basta estar aberto a uma nova experiência para enxergar um Beethoven de uma perspectiva diferente.

Durante o encontro virtual os participantes terão a oportunidade de decifrar os códigos que estão por trás da música do compositor e compreender porque a história da música pode ser dividida entre antes e depois de Beethoven. “Acredito ser possível estudar em alto nível e aprofundar o entendimento por meio de um vocabulário atrativo que aproxima as pessoas da possibilidade de compreensão desses códigos. E muito gratificante saber que, após experiências como essa, há uma transformação na relação dos ouvintes com a música, simplesmente porque receberam uma contextualização apresentada de maneira objetiva. Até mesmo músicos profissionais são atraídos pela clareza da abordagem proposta”, explica Molina.

De acordo com o coordenador de música da Faculdade Santa Marcelina, Beethoven, ainda na primeira década do século XIX, inaugurou processos de montagem da narrativa musical. “Para exemplificar esse aspecto da obra do artista, imagine uma cena de filme quando a passagem de um plano de imagem a outro se dá sem qualquer estado intermediário, ocorrendo de forma abrupta. Trata-se do corte seco, recurso muito utilizado no cinema. E processos de criação como esse acontecem na escrita do compositor alemão. Antes dele, a evolução da música tinha uma continuidade progressiva, mesmo que as composições à época evoluíssem de situações tranquilas para momentos de tensão. Beethoven foi o primeiro romper esse padrão, transformando definitivamente a cena musical desde então”, afirma Molina.

Quem participar da palestra terá a oportunidade de incorporar estratégias para uma fruição mais atenta e participativa, além de conhecer alguns aspectos importantes que diferenciam Ludwig Van Beethoven de seus contemporâneos.


Serviço
Inscrições: clique aqui

Quando: Sexta-feira (15), a partir das 17h – com previsão de 2h de duração
Mais informações: A palestra será ao vivo e exibida por meio de sala virtual ancorada no sistema Zoom.
*A sala virtual tem disponibilidade para a participação de até 100 pessoas. Ao atingir o limite de vagas, o formulário online será bloqueado

Deixe um comentário