ESTILO

Exposição da artista Sonia Dias Souza será tema da programação on-line do MON

A programação exibe 40 obras inéditas com caráter imersivo e curadoria de Aguinaldo Farias

Nos próximos dias, o Museu Oscar Niemeyer (MON) promove novas ações artísticas virtuais, inspiradas na exposição “Radical”, primeira individual de Sonia Dias Souza. Inaugurada em 4 de junho na Sala 1, a exposição aborda a relação do homem com seu interior e exterior. Uma videoconferência com a artista está entre as atividades oferecidas.

A programação começa na próxima quarta-feira (4/8) com uma mediação sobre a mostra, que exibe 40 obras inéditas com caráter imersivo e curadoria de Aguinaldo Farias. O nome “Radical” foi inspirado no contraste entre a essência da natureza humana e as manifestações do Universo, presentes na sutileza da produção da artista – que tem como marca registrada a recusa da temporalidade e da possibilidade de perspectiva única em suas obras.

Na próxima terça-feira, 11/8, será a vez da oficina “Pequenos Mundos – Composições na Água com Elementos Naturais”. A proposta é criar diferentes arranjos na água com elementos da natureza, como folhas e flores secas, sementes, musgos e gravetos. Esta oficina, assim como a mediação, contará com intérprete de Libras.

Não é necessário ter conhecimento prévio nem se inscrever para participar das atividades. Os vídeos estarão no Instagram, no Facebook e no canal do MON no YouTube. Nas redes sociais também é possível conferir mediações temáticas, lives e exposições virtuais.

Além das ações, a artista Sonia Dias Souza participará de um encontro virtual na edição especial do Arte para Maiores no dia 10/8 (terça-feira). O programa, que está com as inscrições abertas, é voltado especialmente ao público com mais de 60 anos. A videoconferência será gratuita pela plataforma Zoom e com vagas limitadas. Para participar não é necessário ter conhecimento em arte, basta realizar a inscrição pelo formulário bit.ly/APMagosto, pelo e-mail educativo@mon.org.br ou pelos telefones (41) 3350-4412 / 3350-4497.

Arte para Maiores

O premiado Arte para Maiores, que ganhou versão virtual em 2020, se mantém em formato online. Todos os participantes cadastrados recebem por WhatsApp vídeos com mediações e sugestões de oficinas variadas. A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON e pode ser realizada a partir de suas próprias casas, com materiais simples. A participação é gratuita e não é necessário possuir conhecimento prévio, basta ter interesse em artes visuais. Em 2019, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A Unimed Curitiba é patrocinadora do programa Arte para Maiores.

(Foto: André Nacli)

Deixe um comentário