Estúdio Latino de Design inaugura pop-up store neste sábado (20)
O Estúdio Latino de Design ocupará o espaço itinerante da Coletiza pelos próximos dois meses com pop-up store que será inaugurada amanhã (20), em Curitiba. A coleção de estreia do estúdio, que tem direção criativa do arquiteto Giuliano Marchiorato, se chama Mangue e é inspirada em memórias afetivas e na força das raízes culturais e históricas, sempre exaltando o sangue latino nas criações.
O arquiteto, apaixonado por design de mobiliário — principalmente brasileiro — conta que a pop-up store é uma experimentação para entender a aceitação do público. “A ideia é sempre ter essa experimentação. A pop-up store foi algo que nós decidimos fazer antes mesmo de vender os produtos em alguma loja. Nós queremos apresentar para o público geral, para os arquitetos, para os formadores de opinião, para que a gente analise como vai ser a aceitação. Estamos fazendo um preço promocional nessa pop-up, que vai ficar na Coletiza por dois meses.”
Todos os móveis da coleção são frutos de uma produção local que preza pelo conforto e a beleza das peças.
“A gente [os sócios] está muito satisfeito com o acabamento das peças, estamos nos preocupando com a produção local, todas elas foram feitas em Curitiba, com materiais e acabamentos locais, então estamos fazendo algo bem personalizado. Nossa ideia é sentir o que o público gosta e não gosta para conversar e entender. Já temos propostas de lojas de Curitiba, já conversamos, também, com algumas fábricas de móveis do Sul do Brasil, mas antes a gente queria lançar aqui [em Curitiba] porque aqui é a nossa casa”, explica Marchiorato.
A coleção estará exposta na pop-up store a partir de amanhã, com inauguração que acontece das 11h às 19h, até o dia 20/04 na Coletiza.
A criação do Estúdio Latino de Design
Foi de uma brincadeira entre amigos que o mobiliário contemporâneo com sangue latino foi concebido, bem em meio a pandemia. Giuliano começou a desenhar móveis e o incentivo do sócio Ricardo Pizzichini, que já conhecia os desenhos do colega para os clientes da arquitetura, resultou na criação do Estúdio Latino de Design. “Começamos como se fosse uma brincadeira e começou a ficar sério. Era algo que eu sempre gostei, sou apaixonado pelo design de mobiliário, principalmente o brasileiro. Então a gente começou brincando, mas se assustou porque começou a ficar legal e resolvemos a ir para frente com isso [o estúdio]”, conta o arquiteto que é amante do modernismo brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Segundo ele, toda a concepção da marca conta com a presença e o orgulho da raiz latina que carregam nas veias. “Nós buscamos um nome que enaltecesse e explorasse mais do que somente ‘o brasileiro’. Acreditamos que todos somos um pouco latinos e, às vezes, a gente acha que a palavra é meio pejorativa, [mas isso acontece] porque as pessoas não entendem muito. Ser latino é a miscigenação. As coisas latinas são muito boas, o neoconcretismo latino-americano, então é algo que a gente sempre quis enaltecer. Isso explica o nosso nome e as nossas raízes”, finaliza Marchiorato.
O Estúdio Latino de Design é composto pelos sócios Ricardo Pizzichini, Sérgio Sone, Alexandre Berton e Giuliano Marchiorato, também diretor criativo da marca.