Estudio Elmor: Atmosfera artística
A planta original do edifício onde está localizado o apartamento tem paredes em ângulos irregulares e descontinuidades visuais. A proposta do arquiteto Jorge Elmor foi reconfigurar a disposição da planta em uma proposta mais contemporânea e versátil. Um cubo de madeira foi disposto no centro da área social e articula as diferentes funções do programa sem criar circulações desnecessárias. Painéis deslizantes foram utilizados como fechamento vertical para permitir, ao mesmo tempo, privacidade, amplitude visual e integração, quando necessário, criando condições ideais para grandes eventos ou reuniões mais intimistas.
A materialidade e os elementos compositivos do projeto valorizam o grande acervo artístico dos moradores. A linguagem contemporânea e minimalista é pano de fundo para a pinacoteca particular dos proprietários. O piso monolítico e as placas de concreto aplicadas às paredes reforçam os ares de galeria dessa residência. Esses materiais brutos, quase industriais, são equilibrados com a presença da madeira no forro ripado ou no cubo central que contém o lavabo.
Grandes nomes do design estão presentes no mobiliário assinado. As linhas orgânicas da poltrona Karuselli, de Yorjö Kukkapuro, típicas dos anos 1960, quebram a ortogonalidade compositiva da arquitetura. As poltronas de Flávio de Carvalho, em composição com o sofá de Marcus Ferreira, mostram a força do design nacional. Com desenho de Jorge Elmor, a Luminária Dots, aplicada sobre a boiserie de nogueira americana, alia-se à composição do projeto como um elemento escultural.
“A linguagem contemporânea e minimalista é pano de fundo para a pinacoteca particular dos proprietários”.
*Projeto fotografado por Bia Nauiack
*Conteúdo originalmente publicado no Anuário Premium 2020 (edição #241) da TOPVIEW.
Fornecedor
FLORENSE