Espaços para serviços on demand dentro dos edifícios sinalizam inovações para o mercado imobiliário
Serviços para facilitar o nosso dia a dia sem precisar ir muito longe sempre foi uma aspiração, mas, desde 2020, tornou-se uma necessidade. Do personal trainer ao cabeleireiro, da manicure à massagista, do professor ao médico, o atendimento em domicílio por meio de serviço on demand veio para ficar e já movimenta milhões de atendimentos em todo o mundo.
Uma pesquisa da GetNinjas, plataforma especializada na contratação de serviços, registrou mais de 200 mil buscas em 2020, 54% a mais do que em 2019. Somente em dezembro, foram mais de 20 mil pedidos por cabeleireiros e manicures. Os novos hábitos do mundo pós-pandemia foram despertados por algo que a Euromonitor International chama de “Desejo por Conveniência”. O termo faz parte do relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo em 2021” e consolida o que os números já vinham mostrando. O mercado da beleza cresceu cerca de 9% em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e trouxe para dentro das casas os cuidados com beleza que antes aconteciam em salões, clínicas e academias.
O censo 2019-2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) registrou 292 mil pessoas em atendimento domiciliar de saúde no período. Receber cuidados médicos e terapêuticos em casa está cada vez mais comum: o Brasil tem pelo menos cerca de 830 empresas atuando com esses serviços.
Com o fechamento de espaços comerciais impostos pela pandemia do COVID-19, muitos profissionais liberais se cadastraram em aplicativos que permitem encontrar os clientes e oferecer seus serviços de acordo com as suas necessidades. E as empresas de tecnologia já sabem o caminho para atrair e reter mais e mais clientes: garantir a experiência do cliente.
A peça-chave da equação da experiência: o espaço
Se há demanda e se há oferta de serviço, um terceiro elemento pode consolidar essa tendência. É a adequação dos espaços residenciais para atender o Desejo por Conveniência citado no relatório da Euromonitor. Ter um ambiente dedicado para receber profissionais de beleza, educação, saúde ou bem-estar é peça-chave para garantir que a experiência do serviço on demand seja perfeita do início ao fim. Afinal, pintar o cabelo na sala de casa ou receber o médico em meio a bagunça do quarto do seu filho pode causar uma frustração no momento mais importante dessa jornada. E um grande parceiro das empresas de tecnologia podem ser os incorporadores.
Em Curitiba (PR), é a AG7 que está à frente de projetos que apostam no Desejo por Conveniência dos moradores. No segundo semestre de 2020, a incorporadora lançou o AGE360, que marca a arquitetura da capital paranaense ao mesmo tempo em que inaugura um novo movimento no mercado imobiliário, estimulando essa nova economia através de espaços pensados para receber serviços on demand de forma criativa e inovadora.
Certificado como o primeiro Wellness Building do Brasil, o AGE360 tem todas as conveniências para uso sob demanda: salão de beleza, spa, duas salas de massagem, uma sala de atendimento/consultório, sala de home school, biblioteca para home office, creativity room para trabalho em equipe e até mesmo uma suíte hoteleira exclusiva para convidados dos moradores, além de espaços específicos para entregas, delivery e até mesmo receber os serviços de um mini mercado à disposição dos moradores. O acesso a esses espaços é exclusivo e não permite que pessoas externas caminhem por dentro das áreas comuns ou privativas, garantindo a segurança e a privacidade dos moradores.
“Literalmente, buscamos oferecer aos nossos clientes a facilidade de receber os serviços em casa, sem perder a privacidade no seu lar. Com isso estamos seguindo nosso propósito de construir o futuro, estimulando a nova economia, melhorando a experiência do nosso cliente em todos os pontos e criando novas oportunidades que vão além dos nossos produtos”, reforça Andressa Gulin, médica e head de Inovação da AG7.
Cada dia mais o mundo caminha para a fusão do digital com o mundo físico e prever espaços adequados para garantir a experiência do cliente pode ser uma grande tacada das empresas de tecnologia.
AG7
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