Envelhecimento saudável da pele - TOPVIEW

Envelhecimento saudável da pele

Envelhecer é natural, mas, com alguns cuidados, é possível manter a pele saudável

198 0
Compartilhe

Você já reparou que a pele é a primeira parte do organismo a demonstrar os sinais da idade? Trata-se do maior órgão do corpo humano, por isso, merece muito cuidado e atenção. Com o passar dos anos, diversas mudanças acontecem nas células do organismo e a nossa pele vai ficando mais fina, com menos elasticidade, mais desidratada e ressecada e adquirindo um aspecto envelhecido. Surgem as rugas e linhas acentuadas, não apenas no rosto, mas em todo o corpo, principalmente no colo e nas mãos, que são as partes mais expostas.

Envelhecer é um processo natural, mas, adotando alguns cuidados, é possível manter a pele saudável e bonita. Não é novidade que a prática regular de atividades físicas e uma nutrição balanceada desaceleram o envelhecimento do corpo — e isso também se aplica à nossa pele.

Desde que abri a Clínica Karla Assed, em Curitiba, em sociedade com minha amiga carioca e dermatologista, Dra. Karla Assed, descobri que, para prevenir sinais comuns do envelhecimento da pele, o segredo é autocuidado, hábitos saudáveis e saúde sempre em dia. Felizmente, a tecnologia também está a favor da beleza e, a cada dia, surgem novos tratamentos e produtos para combater os indesejáveis sinais da idade.

A Dra. Karla era minha médica dermatologista há muitos anos e me ajudou a criar o simples hábito de passar protetor solar todos os dias, até nos nublados ou chuvosos, e repassar ao longo do dia algumas vezes. O sol é uma das principais causas do envelhecimento precoce da nossa pele. Para intensificar a proteção, você pode apostar em produtos com ativos antioxidantes, como as vitaminas C e E.

A limpeza do rosto é outro cuidado importante que devemos ter com a pele. Limpar o rosto todos os dias ajuda na desobstrução dos poros e retira o acúmulo de resíduos e maquiagens, que produzem radicais livres — moléculas que estimulam o envelhecimento. Outra dica é manter a pele e os cabelos bem hidratados e lembrar que a hidratação também acontece de dentro para fora, por isso, beber muita água e ter uma alimenta
ção saudável são atitudes essenciais. Vale a pena investir em produtos que nutrem e ajudam na produção de colágeno, como a manteiga de karité e o ácido hialurônico.

E, como sempre, o melhor caminho é a prevenção. Para prevenir os sinais do envelhecimento, os cuidados com a pele devem começar desde cedo e vão além dos produtos anti-idade. Existem novidades tecnológicas na área da dermatologia que, além de ajudar a prevenir, também tratam maciez, brilho e flacidez da pele, como Ultraformer, Legacy, Fotona, MD Codes, radiofrequência, preenchedores e fios de sustentação. Tudo isso proporciona um visual mais jovial e harmônico.

As novidades no mundo da dermatologia não param por aí. São tantas descobertas, cada vez mais acessíveis e menos invasivas, que cheguei à conclusão de que, mesmo que todo mundo envelheça, só aparenta ser velho quem não pratica os cuidados necessários. Nós não precisamos nos submeter a inúmeras cirurgias ou procedimentos estéticos invasivos, tampouco fugir da velhice como se fosse algo extremamente ruim. A idade avançada traz consigo sabedoria e experiência.

*Matéria originalmente publicada na edição #232 da revista TOPVIEW. 

In this article

Join the Conversation