ESTILO

ENTREVISTA: exposição de Yutaka Toyota volta a cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Museu reabriu no dia 9 de janeiro seguindo orientações da Saúde

A premiada exposição “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço” está de volta a cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra apresenta 86 obras do artista, um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa, e a equipe da TOPVIEW foi conhecer a exposição, que está disponível na sala 4 do museu. Assista ao vídeo!

VEJA TAMBÉM: MON reabre com a inauguração de duas exposições inéditas

Embora seja retrospectiva da carreira de Toyota, a exposição não é rigidamente cronológica e contempla trabalhos produzidos em diversos suportes pelo escultor, pintor, desenhista, gravador e cenógrafo desde os anos 1960. A mostra recebeu, em 2018, o prêmio de Melhor Retrospectiva do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). 

O artista, que completa 90 anos em 2021, continua em pleno vigor criativo. “Acredito que será surpreendente ver uma obra tão jovial de uma pessoa que já tem uma carreira tão longeva”, diz Gianni Toyota, diretor de projetos no Atelier Yutaka Toyota e filho do artista.

A curadora da exposição, Denise Mattar, explica que Toyota faz parte de uma geração de artistas que resolveu, nos anos 1960, “tirar a arte da parede e integrar o espectador”. “Quando vierem ver a exposição no MON, verão que mergulharão dentro das obras”, explica. 

Deixe um comentário