Livro sobre a exposição "Coisas de Alice" apresenta bordado sobre porcelana - TOPVIEW

Livro sobre a exposição “Coisas de Alice” apresenta bordado sobre porcelana

Poética criada por artistas visuais é registrada no livro "Bordaduras – Processo Construtivo da Exposição Coisas de Alice"

Compartilhe

Após surpreender público e crítica em 2013 com a exposição Bordaduras – Coisas de Alice, as artistas visuais Giovana Casagrande e Leila Alberti apresentaram no dia 27 de outubro de 2018, no Solar do Barão, um livro homônimo baseado no projeto.

Com colaborações de Marília Diaz, Tânia Bloomfield, Celaine Refosco e Walter Guerreiro, a obra relata o processo de criação do bordado sobre porcelana, um formato inédito no universo das artes plásticas, utilizando como ponto de partida o universo da personagem Alice, de Lewis Carroll.

O bordado sobre porcelana apresenta um diálogo com dois suportes aparentemente distantes. Com a escolha e a desconstrução das técnicas do costurar, bordar, crochetar, tricotar e colar, as artistas abriram espaço para discutir a dicotomia entre arte e artesanato, e entre arte e produção industrial, trazendo à tona o movimento da arte têxtil.

“Valorizamos e acreditamos na relevância do movimento da arte têxtil dentro das artes plásticas. A nossa proposta é fortalecer essa linguagem artística, que no exterior já encontra, há anos, espaço em grandes galerias e museus”, contam as artistas.

O livro Bordaduras – Coisas de Alice pode ser adquirido pela fanpage www.facebook.com/giovanaeleila. Acesse!

In this article

Join the Conversation