ESTILO CULTURA

10 documentários SENSACIONAIS na Netflix pra quem quer “fugir” da Copa (ou não)

Pra quem curte obras cinematográficas que conversam com a realidade, a equipe TOPVIEW indica os melhores docs em diversas categorias

O diferencial dos documentários é que eles mostram a realidade de maneira mais ampla e interpretativa. Diferente dos filmes ficcionais, esse tipo de obra cinematográfica é utilizado como forma de expressão da sociedade e registro dos acontecimentos. Entretanto, isso não significa que eles não possam ser leves, divertidos e motivadores. A equipe TOPVIEW selecionou 10 documentários na Netflix com temáticas sociais – leves, divertidas ou polêmicas – para você se distrair entre uma partida e outra nesta Copa do Mundo de Futebol, ou só fugir dela mesmo.

10 documentários na Netflix para se impressionar

O renascimento do parto
Neste documentário, a realidade médica e obstétrica mundial é mostrada por meio de relatos de mães e profissionais da área da saúde – que revelam experiências traumáticas em relação ao parto e à cesárea. Diante dessa realidade, o papel das doulas representa uma alternativa ao modelo adotado convencionalmente pelos hospitais. Ou seja: O Renascimento do parto tem como objetivo questionar a intervenção médica dominante, enquanto reforça o papel da mulher durante o parto.

Get me roger Stone
Para quem curte política, esse é um prato cheio! Em Get me Roger, é explorada a vida e a carreira de Roger Stone, notório trapaceiro e republicano, que foi conselheiro de Trump por um longo tempo e o ajudou a criar sua carreira política. Embora o documentário seja anterior à vitória do Trump e tenha sido gravado durante a campanha, é inegável seu caráter informativo – resultado das longas entrevistas com o próprio Stone sobre os fatos mais importantes e polêmicos da sua carreira.

As casas mais extraordinárias do mundo
A premissa “Piers Taylor, arquiteto renomado, e uma atriz experiente, Caroline Quentin, saem em busca das casas mais inventivas e inesperadas do mundo” pode parecer bobo de início, mas essa não é a palavra para descrever o doc – muito menos as casas, que presenteiam o documentário com paisagens incríveis. Os episódios são divididos geograficamente em montanha, floresta, litoral e subterrâneo. Por isso, a dupla viaja para os lugares mais inusitados, encontrando construções originais, algumas enterradas na terra, e outras até presas em um penhasco.

Iverson
Gravado sem cortes, o longa acompanha a vida difícil e a carreira de grande sucesso do jogador de basquete Allen Iverson, um ícone da NBA. O toque intimista do filme é caracterizado pela atenção dada à vida do jogador longe das quadras, seus sentimentos perante a profissão e ao sucesso, assim como os relatos da sua infância em um bairro com alto índice de criminalidade nos Estados Unidos. Iverson é famoso por impactar o jogo, os telespectadores, a imprensa e a própria NBA. Para quem curte basquete e quer saber um pouco mais sobre a NBA, Iverson é uma excelente escolha.

Investigação Criminal
Amador em aspectos técnicos, mas brilhante na apuração e na apresentação das histórias. Investigação Criminal se propõe a contar de maneira aprofundada a história de grandes crimes brasileiros, como o dos Nardoni, dos Richthofen, de Mércia Nakashima e do cartunista Glauco. Produzida em forma de série-documentário, são os profissionais relacionadas ao crime em questão que revelam os bastidores da investigação.

27: Gone too soon
A similaridade dos 27 anos, idade em que muitos músicos morreram, ajudou a construir a crença popular no “clube dos 27”, termo que se refere à crendice de que um alto número de músicos da música popular morreram nesta mesma idade. 27: Gone too soon explora a vida e a morte de alguns desses músicos, como Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, Janis Joplin, Kurt Cobain e Amy Winehouse.

Wild Wild Country

Wild Wild Country é um documentário em seis capítulos sobre o controverso guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh (Osho), líder de uma seita que construiu uma cidade utópica no deserto do Oregon. Antelope, a pequena cidade em que o rancho foi construído, foi escolhida para a criação da cidade de Rajneeshpuram. Embora a construção fosse um sonho do Bhagwan, gerou polêmicas e escândalos de proporções nacionais, visto o conflito criado com os moradores da cidade.

The True Cost
Admirável pelo tom de denúncia, este documentário aborda a importância da indústria. Embora o argumento das marcas é que elas oferecem oportunidades de emprego, as tragédias que ocorrem nas fábricas, as péssimas condições de emprego e a remuneração irrisória – como centavos de dólar por hora trabalhada – resultam nesse doc. Em The true Cost é abordada a relação entre a indústria de moda e os impactos ambientais e sociais causados pela exploração dos trabalhadores nas fábricas.

Crescendo como Coy

Nesse documentário é apresentada a batalha pública e jurídica de uma família do Colorado para que a sua filha transgênero, Coy, tenha o direito de usar o banheiro das meninas na escola primária. A batalha foi amplamente divulgada e o caso se tornou referência em processos por direitos civis. Embora a temática seja específica, o filme também é abrangente quanto às reflexões que deixa: “Até onde você lutaria para que sua criança tenha direitos iguais aos demais?”

Chefs Table

Em formato de série-documentário, Chefs Table tem o objetivo de apresentar estrelas da culinária espalhadas pelo mundo. São seis episódios na primeira temporada, cada um retratando a gastronomia de um chef em particular. A primeira temporada apresentou lugares como o interior americano, Patagônia, Itália, entre outros. É a redefinição da gastronomia, exibida por pratos inovadores e sobremesas tentadoras, que renderam ao documentário uma indicação do Emmy.

E aí, você também tem alguma indicação de documentário na Netflix? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário