ESTILO

Embaixadora de arquitetura: Eliza Schuchovski, setembro de 2018

A arquitetura com vista para o mar: Projetos especializados resultam em embarcações únicas, que valorizam o conforto e a sofisticação

A paixão pelo mar permite que os navegantes possam visualizar a paisagem das cidades de longe, em uma outra perspectiva. Os proprietários de barcos de luxo ou veleiros gostam de conhecer lugares novos e chegar a eles pela porta da frente: a praia.

Seja para conhecer o mundo ou encontrar a si mesmo, os fiéis companheiros de viagem sempre são o barulho do mar, o vento e a paz de espírito. As embarcações são um meio de locomoção, mas também podem ser uma casa por período longo ou curto de tempo. O cenário dos barcos também é algo que pode ser contemplado pelos tripulantes, além das lindas paisagens que se mostram durante a viagem. E por que não pensar nesse cenário como algo personalizado, voltado totalmente ao seu estilo de vida, dentro de composições que inspiram e carregam a sua identidade?

Existem alguns modelos de embarcações em que é possível trabalhar diferentes projetos. Pode ser em um iate, uma lancha de lazer monocasco, um catamarã ou em um veleiro. Inicialmente, para desenvolver um projeto náutico, é necessário estudar o modelo e a sua finalidade (lazer, passeio ou esporte).
Os barcos nacionais costumam ter mais área de lazer externa em relação aos internacionais. Principalmente por conta da área da churrasqueira, que geralmente se localiza no cockpit. Essas áreas são mensuradas em “pés” e, dependendo dos fabricantes, as áreas úteis do salão interno podem variar bastante.

Em Florianópolis (SC), a arquiteta Sarah Penido, do escritório Penido Arquitetura e Design, que trabalha há 10 anos com projetos de embarcações, nos contou que seus contratos, muitas vezes, são com o estaleiro, mas também há contratos diretamente com o proprietário.
Ela destaca que é possível atuar de várias formas em relação ao desenvolvimento do projeto. Quando feito para um estaleiro, pode ser criada uma linha de produção em série que será comercializada, mas, se o contrato é com o cliente, ela pode atuar em um projeto totalmente exclusivo, desenvolvido de forma personalizada. E ainda existe o modelo retrofit, em que a profissional revisa a troca de tecidos e o revestimento das paredes e luminárias, para dar um novo cenário à embarcação.

Interiores e exteriores modernos e acolhedores, mobiliário sob medida e design ousado são as principais escolhas dos clientes. Além disso, uma atenção especial deve ser dada à proteção solar: os toldos garantem a diversão despreocupada dos navegantes sob sua sombra. Baseado nisso, é possível fazer a escolha dos melhores materiais para esse conforto. Os toldos e tecidos da Stobag estão em alta na arquitetura convencional e também estão dominando o mercado para o design náutico. A loja MDecor é uma revenda da Stobag e uma ótima opção para quem tem projetos mais ousados e que atendam às exigências.

A análise minuciosa dos locais que o barco em estudo costuma frequentar, assim como o tipo de maresia a que estará exposto, é fundamental para escolher os melhores materiais para o seu acabamento e a sua decoração. Os três toldos com Box, Purabox, Casabox e Tendabox são os modelos ideais para uso em embarcações. Equipados com caixa protetora, quando o toldo é recolhido, o box de alumínio protege eficazmente o tecido e os componentes contra chuva, vento, sujeira e, em especial, maresia.

(Foto: Alberto Sodré)

A MDecor tem uma ampla variedade de tecidos acrílicos que estão à disposição dos navegantes. Ideal para barcos, são leves, duráveis, resistentes ao desbotamento e proporcionam excelente conforto térmico.

Diante de todas essas observações, é válido destacar como a arquitetura tem um papel importante nos projetos de embarcações, pois, por meio dela, será possível buscar soluções para atender as necessidades de cada cliente. A arquitetura não está presente apenas nas cidades, mas também com vista privilegiada para o mar.

“(…) uma atenção especial deve ser dada à proteção solar: os toldos garantem a diversão despreocupada dos navegantes sob sua sombra.”

(Foto: Renata Salles.)

Matéria publicada originalmente na edição 215 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário