O Coração da Casa é a Cozinha, como melhorá-la?

A Cozinha dos Sonhos é o Coração da Casa

Como fazer da cozinha, o coração da casa, um ambiente mais inteligente que promova verdadeiros encontros em volta do fogo e dos alimentos

Compartilhe
O coração da casa é uma cozinha bem pensada por Eliza Schuchovski

A cozinha é um dos locais onde as pessoas costumam passar a maior parte do tempo. Portanto, não à toa, é conhecida como “o coração da casa”. Um espaço funcional que também é palco para relações familiares.

Buscando o que é verdadeiramente essencial nos espaços, cada vez mais pessoas têm se voltado para um conceito de cozinha que reinterprete o ritual de cozinhar a partir de um olhar contemporâneo. Por isso o estilo de vida da família deve estar impresso no coração da casa, em um mood de personalidade e identidade.

Planejando o Coração da Casa

As pessoas costumam reunir-se em volta do fogo e dos alimentos. Assim, uma boa dica é projetar uma bancada em ilha, criando um plano de trabalho amplo bem como um agradável espaço de convivência, transformando o espaço em uma extensão da sala de visita.

Quanto aos materiais, certifique-se de utilizar componentes nobres, antibacterianos e resistentes à abrasão, riscos, manchas, calor e água. Atualmente, encontramos pedras industrializadas, em diversas cores, fabricadas com quartzo, remetendo a algumas das melhores pedras naturais existentes no mercado.

Tanto as bancadas quanto os outros planos de trabalho devem estar bem iluminados, homogêneos e com um bom índice de reprodução de cor. Perfis lineares de LED e vedados com difusores translúcidos oferecem conforto para a iluminação do coração da casa, além de serem fáceis de higienizar.

Não se esqueça de escolher seus eletrodomésticos antes mesmo de iniciar o projeto. Dessa forma, a instalação fica muito mais fácil. Antes de finalizar, certifique-se de prever armários amplos para o armazenamento de utensílios e alimentos.

Por fim, busque novas soluções para a organização dos planos de trabalho. Como por exemplo os canais equipados, que oferecem praticidade para a área úmida da bancada. Eles armazenam escorredores, temperos, ervas e especiarias. Essa “calha” pode ser personalizada, prevendo até mesmo horta e coleta de água.

In this article

Join the Conversation