ESTILO CULTURA

Edward Snowden lança livro sobre revelações da CIA

Ex-analista da CIA Edward Snowden lança livro pela Editora Planeta após desmascarar serviços secretos americanos e ficar exilado na Rússia

A Editora Planeta integrou nessa terça o livro Eterna vigilância de Edward Snowden. Com publicação simultânea em 20 países, o livro do ex-analista da CIA reúne lembranças do seu exílio após revelar detalhes dos serviços secretos americanos.

Edward Snowden também trabalhou como agente da NSA (Agência Nacional de Segurança). No entanto, em 2013 Snowden chocou o mundo ao desmascarar detalhes dos serviços secretos americanos.

Ele revelou que o governo dos Estados Unidos estava sigilosamente desenvolvendo meios para coletar todos os telefonemas, mensagens de texto e e-mails enviados em qualquer país do mundo. As revelações entretanto causaram um mal-estar diplomático entre os Estados Unidos e nações aliadas.

Entre os inúmeros documentos que vazou, apareceram vários apontando para o monitoramento de mensagens da então presidente Dilma Roussef. Mostrando que o governo americano espionava o Ministério de Minas e Energia, a Petrobras e as descobertas do pré-sal.

Por isso Snowden virou da noite para o dia o homem mais procurado do planeta. Considerado inimigo público pelo governo americano apesar de herói de milhões de pessoas, acabou buscando asilo na Rússia, onde vive até hoje.

Sobre o autor

Edward Snowden nasceu na Carolina do Norte. Formado em engenharia de sistemas, ele trabalhou para a CIA e para a NSA. Quando decidiu revelar tudo o que sabia, fugiu dos Estados Unidos e atualmente mora na Rússia. Recebeu vários prêmios por seu serviço ao público, como o German Whistleblower Prize, o Ridenhour Prize for Truth-Telling e a medalha Carl von Ossiettzky concedida pela International League for Human Rights. Atualmente, preside o conselho de diretores da Freedom of Pres Foundation.

Deixe um comentário