Documentário “Amazônia Sociedade Anônima” marca presença em Festivais de Cinema
Amazônia Sociedade Anônima, novo projeto cinematográfico do diretor Estêvão Ciavatta, que foi lançado no dia 21 de agosto, simultaneamente pelo Canal Brasil e pelo serviço de streaming Globoplay, será apresentado em festivais de cinema internacionais em outubro. No dia da Amazônia, dia 5 de setembro, o documentário foi exibido na Itália, na Competição Internacional do Euganea Film Festival – Pádua, IT. No Brasil, ainda em setembro, o filme participa do Festival Pan Amazônico Amazônia Doc e do Festival Internacional de Cinema Ambiental de Santa Catarina. Em outubro o filme desembarca na Coreia do Sul, no UJU Film Festival, onde será exibido com legenda em coreano, na Mostra Panorama Mundial.
Produção da Pindorama Filmes, Imazon, Canal Brasil e Coletivo Audiovisual Munduruku, o documentário – que tem como produtor associado o cineasta Walter Salles – faz um importante registro ao longo da BR 163 Cuiabá-Santarém, mostrando os índios Munduruku em sua luta para defender a terra e rios diante de máfias de grileiros de terras.
Anteriormente ao lançamento oficial do documentário, ele já havia sido exibido em alguns festivais. A produção fez parte da Seleção Oficial do Festival do Rio 2019, do Festival International du Grand Reportage d’Actualité et du Documentaire de Société – França, de 2020, e do Cine Planeta 2020 (México).