9 dicas para fazer uma reforma perfeita - TOPVIEW

MÃO NA MASSA! Veja 9 dicas para fazer uma reforma perfeita

Atrasos, aumento de custos e imprevistos: uma reforma pode crescer em proporções inesperadas. Para evitar dores de cabeça, o essencial é planejar bem

565 0
Compartilhe

“Alguém que consiga traduzir seus anseios em um projeto e que permita a visualização das melhorias é essencial.”

  1. Defina bem suas metas: entenda as melhorias que você quer fazer no ambiente ou na casa a ser reformada: quais pontos quer melhorar ou mudar.
  2. Contrate um bom profissional: alguém que consiga traduzir seus anseios em um projeto e que permita a visualização das melhorias é essencial.
  3. Reúna projetos antigos: se possível, encontre todos os projetos anteriores da casa para uma análise técnica do que pode ser feito. Ter em mãos os projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos e hidráulicos é crucial para uma análise de compatibilidade das melhorias.
  4. Planejamento e cronograma: a obra precisa ter um cronograma com começo e fim. Tudo o que vai ser feito deve ser muito bem definido para que a obra saia como previsto e nada precise ser refeito, aumentando os custos da obra.
  5. Saiba esperar: nem que você precise adiar o início da obra, não a comece até que todos os passos anteriores sejam concluídos. A paciência contribui para que o processo seja mais produtivo.
  6. Troca de tecidos e cores: não troque por tecidos parecidos, mas por outros, de cor e textura diferentes. Senão, você não vai sentir essa reforma. Na pintura das paredes, trabalhe com novas cores para sentir-se em um novo ambiente.
  7. Refaça a iluminação: ela é superimportante e vale a pena trocar luminárias e demais equipamentos. Aproveite que quase tudo é LED, porque, ao longo do tempo, esse custo de reforma da iluminação vai se dissipar, já que com essa tecnologia o valor da conta de luz é muito menor.
  8. Possibilidades de piso: o piso de madeira pode ser refeito, lixado e envernizado. No caso da pedra, é possível lixar e polir. Também é possível colocar pisos por cima, como o porcelanato.
  9. Reforma de banheiro: há argamassas especiais com as quais não há necessidade de quebrar e retirar o produto, reduzindo o custo de mão de obra.

Por Margit Soares, formada em engenharia civil, a também designer de interiores especializou-se em projetos de interiores e arquitetura. Desenvolve projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Serviço
Av. Getúlio Vargas, 2.932, Cj. 702 e 703 Água Verde – Curitiba | PR – (41) 3242-6876
contato@margitsoares.com.br
margitosares.com.br

Leia mais:

Veja todas as notícias sobre arquitetura e decoração!

Neste Artigo


Converse com a Gente