ESTILO

Dia Mundial do Hambúrguer: saiba quais são os pratos mais famosos do mundo

Criado em Hamburgo e modificado pelos norte-americanos, a carne virou febre no Brasil e se tornou a nova paixão nacional

Uma das carnes mais saborosas está sendo celebrada nesta quinta-feira (28), quando se comemora o Dia Mundial do Hambúrguer. Popularizado em todo o planeta após a Primeira Guerra Mundial, período em que o prato começou a aparecer frequentemente em revistas e quadrinhos norte-americanos, a carne vem ganhando destaque também nos pratos brasileiros. Segundo dados do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), o consumo de hambúrguer no Brasil cresceu 575% entre 1994 e 2014.

Em São Paulo, por exemplo, o crescimento deste setor motivou a abertura do primeiro empório do Brasil especializado exclusivamente em vender ingredientes e utensílios para o preparo da carne. Ele foi inaugurado em 2018 e pode ser encontrado no bairro do Itaim Bibi. Para comemorar a data, o OiMenustartup de cardápios digitais, levantou os sete pratos com hambúrguer mais famosos em todo o mundo. Confira:

  • Americano
    Feito com um disco de carne mais alto, de mais ou menos 160g. Tradicionalmente, utiliza-se ketchup, alface, picles, tomate e cebola.
  • Cheeseburger
    Popular no estado americano de Michigan, é composto por pão, carne e queijo, mas tem também a variante com bacon. Deu origem à versão brasileira “X-Burguer”.
  • Smashburger
    São feitos com dois ou três discos de carne finos e esmagados na chapa, que ficam mais crocantes e bem passados.
  • Slider Burger
    Mais conhecido como mini-hamburguer, consiste em uma porção com 4 ou 5 pequenos hambúrgueres tradicionais.
  • Juicy Lucy
    Nome dado aos hambúrgueres recheados com queijo que, quando mordidos, derretem entre o pão e os dedos.
  • Australiano
    Comum no seu país de origem, leva beterraba, abacaxi e ovo.
  • Vegano
    A variação é feita de hambúrguer vegetal, como soja ou ervilha, para substituir a carne animal, além de não ter nenhum outro ingrediente de origem animal.

Deixe um comentário