ESTILO

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: 5 meios de hospedagem com práticas sustentáveis

No Dia Mundial da Água, conheça mais sobre algumas empresas que levam a sério a preservação ambiental e o turismo sustentável

Celebrado neste domingo (22), o Dia Mundial da Água foi instituído em fevereiro de 1993, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data, que até então não representava a causa, foi criada para conscientizar todas as esferas da população sobre a importância da preservação da água e de outros recursos naturais.

Hoje, quase 30 anos após a criação da data, o meio ambiente ainda sofre, mas há cada vez mais empresas engajadas na causa ambiental. Especialmente as do setor de turismo, que oferecem aos seus clientes o conceito de turismo sustentável, caso desses 5 hotéis e uma companhia de cruzeiro.

Conheça um pouquinho mais sobre as ações de algumas dessas empresas:

Cristalino Lodge, Alta Floresta – Mato Grosso

(Foto: Divulgação)

O Cristalino Lodge se encaixa na chancela de turismo sustentável por ter sido projetado em total harmonia com a natureza. O hotel está situado na floresta Amazônica, em uma área seis vezes maior que o Arquipélago de Fernando de Noronha, e tem na conservação da biodiversidade a sua maior fonte de inspiração e motivação. Suas ações incluem desde a captação de energia limpa, feita por meio de 60 placas alto voltaicas que geram 2,3 MW por mês ao uso de produtos da horta orgânica e, claro, o tratamento de água e efluentes cinzas e negros por meio de sistema de camadas de filtros e bacia de evapotranspiração. Lá também são desenvolvidos trabalhos pela Fundação Cristalino, que auxilia o desenvolvimento de pesquisa sobre a biodiversidade da Amazônia e os diversos prêmios que recebeu por seus esforços na preservação ambiental.

Hotel Botanique & SPA, Triangulo das Serras – São Paulo

(Foto: Divulgação)

O elegante hotel da Serra da Mantiqueira “respira” sustentabilidade. Rodeado pela Mata Atlântica e o verde da Mantiqueira, tem no seu próprio terreno oito fontes de água mineral cuidadosamente preservadas, sendo quatro delas utilizadas pelo hotel para proporcionar aos hóspedes água pura e limpa da montanha. Além disso, cerca de 350 caixas de hortas, sem uso de pesticidas ou elementos químicos, estão plantadas no entorno do corpo do hotel, com verduras, temperos, legumes, frutos e especiarias, permitindo servir a cozinha do campo para a mesa, traduzida em pratos frescos e receitas saudáveis do chef Gabriel Broide. O hotel também tem sua própria estação de tratamento de águas, permitindo o reuso e o uso consciente deste importante recurso.

Regent Seven Seas Cruises

(Foto: Divulgação)

A Regent Seven Seas Cruises vem evoluindo suas operações a bordo e em terra com foco em sustentabilidade. A luxuosa companhia marítima aboliu o uso de garrafas pet a bordo, o que eliminará aproximadamente dois milhões de garrafas de plástico anualmente em toda a frota da linha de cruzeiros, ao mesmo tempo em que aperfeiçoou a experiência do hóspede na oferta gratuita de águas puras com e sem gás, da Vero Water, todas de vidro. Ao fazer o check-in no navio, o hóspede tem à disposição no quarto duas garrafas de alumínio para serem preenchidas em todo o navio nas fontes com água. Outras práticas amigáveis ao meio ambiente também estão sendo utilizadas pela CIA, como um engenhoso processo de osmose reversa, que permite a produção de água a bordo. As embarcações da Regent também produzem mais de 75% de sua água com esse e outros sistemas.

Enjoy Punta del Este, Uruguai

(Foto: Divulgação)

O renomado resort & cassino uruguaio Enjoy Punta del Este também promove diversas ações sustentáveis em suas operações. As práticas vão desde a economia de energia elétrica a uma estação de tratamento de água que permite a reutilização deste recurso para a irrigação do jardim, resfriadores de ar condicionado, descarga de tanques nos banheiros para uso interno. Para o aquecimento das piscinas e hidromassagens, o empreendimento passou a utilizar energia elétrica em vez de óleo combustível. Campanhas de reciclagem de materiais sólidos e líquidos também são constantes entre os colaboradores do hotel. E mais: carros elétricos são reabastecidos no próprio hotel que dispõem de estação de carga no subsolo.

Fazenda Capoava, Itu – São Paulo

(Foto: Divulgação)

A histórica Fazenda Capoava, em Itu, interior de São Paulo, concentra seus esforços na educação da nova geração. Por meio de projetos de educação ambiental, como a programação de lazer proposta pela Capoava, as crianças podem entender desde cedo a importância deste precioso recurso. Para o período, o hotel promoverá uma série de atividades socioeducativas, como trilhas temáticas que explicam todo o ciclo ambiental da água, da fauna e flora para adultos e pequenos. Além disso, o empreendimento está compromissado em reduzir a utilização de plástico em sua operação.

Deixe um comentário