EM PRIMEIRA MÃO: Adiantamos todos os detalhes e o interior do sofisticado iate Azimut 62
Um exemplar da “nova arte renascentista italiana” por apostar na filosofia clássica, suave e elegante atemporal, mas sob uma perspectiva absolutamente contemporânea. Esta é a comparação já feita por críticos internacionais de design ao definirem o iate Azimut 62, modelo que passou a ser fabricado no Brasil recentemente, pela filial produtiva da marca italiana Azimut Yachts – líder mundial em fabricação de embarcações de luxo. A primeira unidade será lançada em território nacional durante o São Paulo Boat Show, que acontece de 27 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo.
Com quase 19 metros de comprimento e o equivalente a 156 m² de área útil, o iate pode ser comparado a uma mansão no mar com três espaçosas suítes, móveis exclusivos feitos à mão por artesãos especializados e lounges externos com layouts personalizáveis – características inéditas em um barco dessas dimensões.
O design interior, além de todo o mobiliário, é assinado pelo italiano Achille Salvagni, um dos 100 melhores designers do mundo segundo a AD Collector e incluído na lista “A” elaborada pela Elle Decor USA. O estilo sofisticado de um iate e a atmosfera intimista criada por Salvagni introduz uma linguagem inovadora à náutica inspirada na arquitetura residencial.
Linhas esportivas e volumes maiores também marcam uma nova geração no mundo náutico.
O desenho externo foi concebido pelo igualmente renomado profissional de embarcações de luxo, Stefano Righini. Destaque para as grandiosas janelas que contornam as laterais da embarcação, do chão ao teto, e oferecem uma visão panorâmica para o exterior. A criação de lounges privativos no exterior para relaxamento, encontros, refeições e banhos de sol, tanto na proa quanto no flybridge, são mais diferenciais.
Tecnologia de última geração é mais uma novidade nessa categoria de iate, identificada pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na matriz italiana da marca. Trata-se da direção eletrônica por meio do inovador programa ECS – Enhanced Cruising Solutions, que ajusta a compensação de forma contínua durante a navegação, reduzindo o atrito e otimizando o consumo. Isso permite que o proprietário personalize as funções de controle do barco e o esforço de direção de acordo com a velocidade e o estilo de seu comando.
Como é a nova Azimut 62 por dentro?
– Os móveis projetados ao interior seguem as linhas fluidas da embarcação. Conforme o projeto de Achille Salvagni foram feitos à mão por artesãos especializados italianos. Para os resultados e criação de seções curvas foram necessárias a utilização e a combinação de cerca de 40 modelos de suas peças de design.
– São 3 variedades de madeira usadas alternadamente em seu interior: carvalho escovado de cor escura e madeira tai perolada de poros fechados, embelezada com mogno maciço com acabamento de 100 gloss, latão cromado e bandas de aço.
– Além de opções de pisos tradicionais, o iate traz alternativas técnicas inovadoras, resistentes à água e que proporcionam a sensação de conforto térmico.
– Para o projeto de iluminação, há seis modos de luzes pré-definidas para o convés principal, criando ambientes de conforto e atmosfera única.
– Salão principal é integrado, em um único nível, entre central de comando com sala de jantar, estar e cozinha, amplamente mobiliados e equipados, incluindo eletrodomésticos da Miele, além de adega climatizada como opcional. Couro italiano, mármore, madeiras e cristal marcam presença, que refletem a sofisticação e autenticidade junto às vistas panorâmicas garantidas pelas grandiosas janelas de 1,50 metros de altura por 2,30 metros de comprimento.
– Os sofás na sala de jantar, desenhados por Salvagni, com estofados em Batyline, refletem as linhas fluidas dos interiores e criam um efeito suspenso original.
– Abaixo do convés principal, o layout é formado por três cabines e três banheiros. Com um design de casa, a suíte do proprietário, que ocupa todo o centro do iate, se destaca, além da amplitude, pelas peças de design, linhas fluidas, espaços notáveis de armazenamento e belíssima vista ao mar.
– Além das 3 suítes com decor autêntica, há a cabine da tripulação (com acesso separado) que pode ter duas configurações: com duas camas ou com uma com ampliação de espaço para armazenamento.
E os exteriores da Azimut 62?
– No solário de proa (parte frontal do iate), no convés, foi criado um lounge privativo representando uma revolução para os iates desse tamanho, com uma grande área de descanso que pode ser customizada e transformada em uma área de estar privativa, com a utilização de dois grandes sofás para até 6 pessoas.
– Acima do convés, o flybridge é extremamente espaçoso, versátil e dividido em três ambientes. Ali se encontra a segunda estação de comando com duas confortáveis poltronas, bar e sala de jantar, que pode ser personalizada e se transformar em um amplo solário. Outro ambiente de estar na proa do flybridge é mais um convite para o relaxamento. Além disso, a criação de uma terceira área foi possível graças ao projeto do designer exterior Stefano Righini que permitiu a ampliação da superfície do flybridge em direção à popa criando um salão isolado equipado por confortáveis sofás e almofadas de espumas em células super macias, estofadas em Batyline, um tecido tecnológico, leve, extremamente durável e de fácil manutenção, mesmo em ambientes marítimos.
– Conforto no fly também é garantido pelo hard top (similar ao teto solar) operado eletronicamente.
– A elegância dos exteriores é igualmente destacada por mesas, no cockpit e no flybridge, em mármore sintético com borda sólida em teca: durável e altamente sofisticada.
– A plataforma de banho, submergível, pode transportar um bote de 3,25 metros.
A Azimut 62, que estreia no Brasil na próxima semana, está equipada com dois motores MAN i6 de 800 mhp ou, alternativamente, 900 mhp Volvo D13, ambos oferecendo uma velocidade máxima de até 31 nós.