ESTILO

Destinos de inverno: São Paulo e Rio Grande do Sul lideram a preferência dos turistas

Os clássicos destinos da estação, como Campos do Jordão (SP) e Canela (RS) registram aumento no número de reservas

A estação mais fria do ano chegou e, com o avanço da vacinação em todo o país, há boas expectativas para o setor de turismo. O levantamento do Zarpo, agência online de viagens, revela que, no último mês, as reservas em destinos de inverno cresceram 30% na plataforma. Destinos clássicos da estação, como Campos de Jordão, em São Paulo, e Canela, no Rio Grande do Sul, tiveram um aumento de 85% e 67% no número destas reservas, respectivamente.

Isso significa que muitos já se preparam para tirar os casacos e cachecóis do armário e curtir momentos com lareira, chocolates quentes e jantares com vinho e fondue. No entanto, os cuidados para viajar ainda são os mesmos, pois a pandemia continua e, por isso, as aglomerações devem ser evitadas, mantendo as indicações de distanciamento social.

Além disso, deve-se usar corretamente a máscara de proteção em todos os momentos, lavar as mãos com frequência e higienizá-las com álcool em gel. O momento exige também uma consulta especial sobre os locais escolhidos para se visitar, para saber se estão cumprindo os protocolos obrigatórios de saúde e segurança.

Feito isso, confira uma lista de 10 destinos nacionais para viajar durante o inverno, com opções além dos clássicos Campos do Jordão e Gramado:

São Roque

A apenas 70 km de São Paulo, conhecer São Roque é um ótimo passeio bate-volta, mas pode também render mais dias de viagem. Sua principal atração é o Roteiro do Vinho, com vinícolas, adegas e restaurantes. Vale conhecer, por exemplo, a Vinícola Góes, a Quinta do Olivardo e a Vila don Patto. Quem viaja em família não pode perder o Ski Mountain Park, com tobogãs gigantes, pistas de esqui e snowboard, e arvorismo. Onde se hospedar: Hotel Villa Rossa .

Campos do Jordão

O destino favorito dos paulistanos para a estação mais fria do ano é Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo. A cidade é a mais alta do país, com altitude média de 1.629 m. No inverno, as temperaturas caem bastante, conferindo um charme especial à viagem. Entre as atrações locais, estão a charmosa Vila Capivari (centro turístico de Campos do Jordão), o Morro do Elefante, o Parque Amantikir e o Horto Florestal. Onde se hospedar: Golden Park Campos do Jordão , Castelo Nacional Inn , Là-Bas Suites de Montagne , Campos dos Holandeses e Pousada Campos de Provence .

São Bento de Sapucaí

Pertinho de Campos do Jordão, a apenas 30 km, São Bento do Sapucaí é uma charmosa cidade com clima interiorano e acolhedor. Além de ser ótima escolha para curtir dias frios a dois, o destino atrai também turistas em busca do conjunto das pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata. A trilha para chegar a Bauzinho pode ser realizada por diferentes idades, e garante uma linda vista.

Monte Verde

Agora em território mineiro, mas ainda com a Serra da Mantiqueira como cenário, Monte Verde está a 165 km da capital paulista. O destino é excelente escolha para casais durante o inverno, com temperaturas baixas e bela paisagem serrana. O principal programa na cidade é passear pela Av. Monte Verde, que concentra lojas e restaurantes. Mirantes e trilhas também podem fazer parte do roteiro. Onde se hospedar: Esquilo Hotel & Chalés e Hotel Meissner-Hof .

Poços de Caldas

Também no sul mineiro, a 255 km de São Paulo, Poços de Caldas é uma ótima cidade para visitar em um fim de semana. Entre os principais passeios no destino estão a Praça Pedro Sanches e o Parque José Affonso Junqueira, com belos edifícios históricos, como o Palace Hotel e o Thermas Antônio Carlos. Vale conhecer também o Cristo Redentor, com vista sobre a cidade, o Zoo das Aves e a Fonte dos Amores. Onde se hospedar: Vilage Inn Poços de Caldas , Palace Hotel Poços de Caldas , Cassino All-Inclusive Resort e Monreale Hotel Resort .

Petrópolis

Rio de Janeiro também está entre os destinos de inverno! Petrópolis, a 70 km da capital do estado, é um dos destaques da serra fluminense. Fundada por D. Pedro II, a cidade tem belíssimas paisagens, além de construções históricas. Conheça a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, o Palácio Quitandinha, o Museu Casa de Santos Dumont, a Cervejaria Bohemia e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Gramado

O clássico dos clássicos para o inverno, Gramado está a 100 km de Porto Alegre, capital gaúcha. O destino é pedido para viagens em família ou a dois. O charme da Av. Borges de Medeiros, marcada pela arquitetura enxaimel, é só o começo. Vale incluir no invernoa Rua Coberta, o Lago Negro, o Mini Mundo, o Snowland e o Le Jardin Parque de Lavanda, além de pausas para chocolates quentes e jantares com vinho e fondue. Onde se hospedar: Hotel Casa da Montanha , Petit Casa da Montanha , Wyndham Gramado Resort , Hotel Alpestre e Fioreze Primo .

Canela

Gramado e Canela, separadas por apenas 8 km, podem ser combinados em uma única viagem. A vizinha de Gramado tem como principal atração turística o Parque do Caracol, onde está a Cascata do Caracol, com 130 m de queda. Os Bondinhos Aéreos são uma boa forma de apreciar a cascata. Conheça ainda o centro da cidade e a Catedral de Pedra, e se divirta no Alpen Park e no Parque Terra Mágica Florybal, ótimos programas para famílias. Onde se hospedar: Laghetto Vivace Canela

Cambará do Sul

Cambará do Sul é um incrível destino gaúcho, a 120 km de Gramado e 200 km de Porto Alegre. A viagem atrai principalmente os ecoturistas, uma vez que a natureza é protagonista por lá. Seus principais atrativos são os cânions Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, e Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral. As paisagens de tirar o fôlego compensam as trilhas! Onde se hospedar: Parador Casa da Montanha

Curitiba

Capital mais fria do Brasil, Curitiba, no Paraná, é destino para curtir o friozinho, mas com roteiro recheado. Sua principal atração é o Jardim Botânico, onde fica a estufa de vidro, cartão-postal da cidade. Visite ainda a Ópera de Arame, o Bosque Alemão, o Museu Oscar Niemeyer e o Centro Histórico, com destaque para o Largo da Ordem. Com mais dias na cidade, não deixe de fazer o passeio de trem até Morretes. Onde se hospedar: Radisson Hotel Curitiba , NH Curitiba The Five , Go Inn Curitiba e Quality Hotel Curitiba

Deixe um comentário