Destempero que deu certo
Mais de cem chefs do Brasil já passaram pela Casa Destemperados, um espaço gastronômico democrático que abriga eventos diversos, cursos, degustações e o que mais apetecer o trio criador da multiplataforma.
A paixão por comer e beber bem é o que une Destemperados, Food Hunters e leitores. E quem não gosta de contar – e ouvir – uma boa experiência?
Oque um publicitário, um advogado e uma internacionalista têm a ver com a gastronomia? Muito. São essas as formações dos criadores de uma das maiores multiplataformas da área no Brasil, que em nove anos tornou-se uma referência: o Destemperados. “O conceito é reunir consumidores apaixonados por comer e viver bem. Desde o início a causa foi compartilhar o que a gente comia”, conta Diego Fabris, o publicitário.
A “causa” rendeu: hoje o site conta com cerca de cinco milhões de visitantes únicos por ano e quase nove milhões de page views. Sem contar as outras plataformas.
Foi em 2007 que Diego e os amigos Diogo Carvalho (o advogado) e Lela Zaniol (formada em Relações Internacionais), de Porto Alegre (RS), começaram a contar suas experiências gastronômicas em um blog e em uma rede social – o falecido Orkut. A iniciativa não teve nada de destempero, nem foi uma brincadeira entre amigos ou algo despretensioso que deu certo: o trio sabia, lá no começo, aonde queria chegar. “O primeiro fator para o sucesso é um planejamento de negócio sólido e voltado para a inovação”, acredita Diego.
E novidade é o que não falta nesse mundo destemperado: desde o começo eles definiram que haveria um lançamento a cada seis meses. Já em 2008 saiu o primeiro guia pocket impresso de bares, restaurantes e cafés. Era sobre Punta del Este, no litoral do Uruguai, e outros vieram depois. Em seguida era hora de expandir a área de atuação e o número de experiências relatadas, empreitada para a qual precisavam de ajuda. Foi então que surgiu a figura dos food hunters, colaboradores de todo o Brasil que gostam de comer e beber e dividem suas impressões no site. Hoje são cerca de 80 “trabalhando”, mais de 200 já passaram pelo Destemperados e mais de dois mil pleitearam uma vaga. “Os food hunters nos ajudaram a aumentar nosso tamanho, nossa capilaridade e nossa importância em outras cidades”, conta Diego.
Há dois anos o Destemperados fez uma parceria com o Grupo RBS e assumiu o caderno de gastronomia do jornal Zero Hora, em Porto Alegre, e do Diário Catarinense, em Florianópolis.
Ser Destemperado: São 10 ideias que pautam o trabalho dos Destemperados. Três delas são o fio condutor que garante não apenas o sucesso da marca, mas também sua idoneidade. Pagar sempre a conta, falar apenas das boas experiências e não ter pretensão de se tornarem especialistas. São consumidores falando para consumidores. Como o papo gostoso com o amigo que conheceu aquele restaurante legal e divide as impressões com você.
Experiências
Mas eles não atuam apenas na área de geração de conteúdo. Proporcionar experiências gastronômicas é outro nicho capaz de seduzir e envolver o público. Entram aí a produção de eventos, o Food Truck Destemperados e o curso Food Experience, criado em parceria com a escola de criatividade Perestroika. A ideia não é ensinar a cozinhar, mas promover o encontro com grandes nomes da gastronomia nacional. Além de Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo já receberam edições do curso.
Há um ano, o trio lançou mais um case de sucesso: a Casa Destemperados, que em abril deste ano abocanhou em Londres a categoria Melhor Ideia para Aumentar as Vendas de Publicidade do prêmio Global Media Awards, da International Newsmedia Marketing Association (INMA).
No bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a casa é totalmente voltada às experiências gastronômicas: em um ano, foram mais de 250 eventos. De cursos e palestras a almoços e jantares, passando por degustações de vinhos, cervejas, queijos e o que mais for do gosto do freguês. Sem nunca perder o tempero
*Matéria publicada originalmente por Érika Busani na edição 189 da revista TOPVIEW.