DECORAÇÃO: confira 5 dicas para mobiliar um apartamento pequeno - TOPVIEW

DECORAÇÃO: confira 5 dicas para mobiliar um apartamento pequeno

O conceito de morar bem mudou e a rotina do dia a dia levou as pessoas a procurarem apartamentos menores que unam praticidade e custo x benefício

Compartilhe

Escolher morar um apartamento pequeno ou um studio demanda uma série de cuidados. Por isso, é necessário abusar da criatividade e utilizar coringas como espelhos, móveis planejados e multifuncionais aproveitando todo o espaço disponível para valorizar e criar a sensação de acolhimento e amplitude dos ambientes.

A Todeschini, referência no segmento moveleiro de alto padrão, convidou a arquiteta Barbara Dundes para reunir dicas para reformar e valorizar ainda mais o imóvel, sem deixar de lado o conforto e a sofisticação.

Crie um ambiente que transmita amplitude

Utilizar cores claras e criar uma boa iluminação são grandes aliados quando o assunto é amplitude. Muitos ambientes também podem ser integrados com facilidade, como salas, cozinhas e varandas, criando locais fluídos, sem divisão.

Abuse dos móveis planejados

Os móveis planejados são essenciais, por isso devem ser utilizados de forma funcional. Uma estante vazada, um painel de madeira, o uso de bancadas, tudo ajuda. Também aproveite bem o espaço disponível e crie nichos. O segredo está no “menos é mais” pensando sempre em um visual mais limpo. Por isso, armários maiores com multifuncionalidade ajudam a ganhar espaço e funcionalidade, reforça o arquiteto.

Cuide da cozinha

Um dos principais locais da casa e nem sempre um dos maiores, a cozinha deve ter funcionalidade e praticidade, atendendo todas as necessidades do morador. Por isso, é essencial que os móveis da cozinha sejam planejados em multifuncionalidade, pensando sempre em aspectos que auxiliem o ambiente apenas com necessário, para melhor organização e aproveitamento do espaço.

Seja criativo

Para criar um ambiente que seja funcional e ao mesmo tempo sofisticado, a principal dica é a criatividade na hora do design dos ambientes. As cores, acabamentos e jogo de luzes devem conversar entre si, prezando sempre pela harmonia à disposição e combinação das peças e cores. O uso da madeira é um truque que pode auxiliar na busca de um ambiente clean e prático, levando em conta a elegância e sofisticação.

Ilusão de ótica

Outra dica que pode ser grande aliada na decoração de apartamentos pequenos são os espelhos, que trazem suavidade e leveza para os ambientes. As janelas grandes também auxiliam na sensação de amplitude do espaço, além de iluminar naturalmente o ambiente. E a última dica são as prateleiras, que podem dar uma utilidade especial para uma parede que não tem nada, economizando espaço no chão e mantendo os móveis livres.

In this article

Join the Conversation